sábado, 14 junho, 2025
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Hortolândia lança chatbot com IA para agilizar atendimento público via WhatsApp

A Prefeitura de Hortolândia implantou um chatbot automatizado com inteligência artificial para agilizar o atendimento à população pelo WhatsApp do Setor de Fiscalização, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Hortolândia avança na modernização do atendimento público com a implantação de um sistema automatizado via chatbot que utiliza inteligência artificial (IA). A nova tecnologia começou a operar esta semana no WhatsApp do Setor de Fiscalização, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, pelo número (19) 99684-9268. O chatbot está disponível 24 horas, de segunda a domingo.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o chatbot tem como função estabelecer o contato inicial com o morador, recepcioná-lo e oferecer orientações personalizadas conforme a demanda apresentada. Inicialmente, o atendimento automatizado oferece suporte em temas como viabilidade de uso do solo, CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), CLI (Certificado de Licenciamento Integrado), processos e outros documentos relacionados.

O principal objetivo da ferramenta é agilizar o atendimento, proporcionando orientação e esclarecimento de dúvidas de forma rápida e eficiente. A estrutura base do chatbot foi desenvolvida com o auxílio da IA para otimizar sua criação, enquanto a interação direta com o munícipe foi cuidadosamente elaborada manualmente para garantir um atendimento mais humanizado e eficaz.

Para facilitar o acesso, o chatbot disponibiliza um menu com seis opções: Indeferimento de Protocolo de Viabilidade; Consulta de Viabilidade para Uso do Solo; Emissão de CLI; Processo iCad para autônomos; Outro serviço; e Fechar caixa de diálogo. Essa organização permite uma filtragem eficiente das demandas, reduzindo o tempo de espera e acelerando as respostas.

A Secretaria destaca que, conforme o tipo ou a complexidade da demanda, o chatbot pode resolver questões automaticamente. Além disso, o sistema será aprimorado continuamente com base nas sugestões e necessidades dos usuários.

Essa iniciativa integra o Programa Governo Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia para modernizar e agilizar o atendimento à população por meio de tecnologias digitais. O programa também visa a redução do uso de papel na emissão de documentos e processos, contribuindo para a preservação ambiental.

Outra ação prevista no programa é a implantação de wi-fi gratuito para frequentadores do parque socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel, ampliando o acesso digital para os moradores.

Mais detalhes sobre essa e outras ações da Prefeitura podem ser conferidos na revista especial dos 34 anos de emancipação de Hortolândia, disponível no portal oficial da Prefeitura, no link Revista dos 34 anos de Hortolândia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

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