A Prefeitura de Hortolândia intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti, com busca ativa no Parque do Horto e nebulização no Jardim Amanda, em resposta ao calor intenso das últimas semanas.
A Prefeitura de Hortolândia alerta a população sobre a importância de manter os cuidados contra o Aedes aegypti, especialmente diante da permanência do calor intenso registrado durante o Carnaval e nas semanas seguintes. Nesta semana, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada à Secretaria de Saúde, realiza uma busca ativa na região do Parque do Horto, enquanto outras equipes continuam com a nebulização no Jardim Amanda, ação que já foi realizada no bairro durante o Carnaval.
A busca ativa envolve visitas das equipes da UVZ às residências para detectar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval, e, caso sejam encontradas larvas, as equipes recolhem amostras para identificação em laboratório. Segundo a UVZ, 80% dos focos de criadouros estão nas casas.
Além da coleta de larvas, os agentes orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito e verificam se alguém na residência apresenta sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya. Em caso afirmativo, a orientação é que a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
A nebulização, que utiliza um inseticida liberado em forma de vapor, é realizada em áreas onde foram notificados casos suspeitos e positivos de Dengue. A ação dura entre 15 a 20 minutos, e, após sua conclusão, os moradores devem permanecer fora de casa por 30 minutos.
A Prefeitura também disponibiliza testes rápidos para detecção de Dengue e mantém a vacinação contra a doença nas UBSs, com aplicação diária das 8h às 15h30. Até o momento, Hortolândia registrou 3.508 casos notificados de Dengue em 2025, com 1.090 casos positivos, um óbito confirmado e um em investigação. Para Chikungunya, são três casos notificados em investigação, enquanto não há registros de Zika neste ano.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia