A Prefeitura de Hortolândia instalará um novo ponto de radar na segunda‑feira (27/10) na rua José Pereira de Lira, no acesso à nova passagem inferior da linha férrea na avenida Panaíno, no sentido bairro/Centro. O limite de velocidade no local será de 40 km/h e a medida tem o objetivo de evitar acidentes, já que o relevo em declive pode propiciar o aumento da velocidade do tráfego. Atualmente, o município conta com 40 pontos de radar.
A passagem inferior foi inaugurada pela Administração Municipal e a Secretaria de Mobilidade Urbana destaca a instalação do dispositivo como parte de ações de reforço da segurança viária. O diretor de operações, José Eduardo Vasconcellos, enfatiza que a ação integra um pacote de intervenções para reduzir riscos no trânsito.
É importante garantir a segurança viária também nas ruas residenciais, consideradas com menos movimento, localizadas nos bairros. Elas servem como acesso para avenidas mais movimentadas, que levam a outros pontos da cidade. Reforçar a pintura também contribui com a visibilidade do motorista, realçando o alerta enquanto ele dirige em ruas com menos fluxo de veículos. A melhor travessia para os pedestres também é contemplada com este trabalho de segurança viária.
Nesta semana, a Administração Municipal retomou as etapas noturnas de reforço da pintura de sinalização de solo, desta vez em ruas residenciais. As equipes concluíram o trabalho no Jardim São Bento, nas ruas Orlando Silva, Antônio Casemiro Amorim e Maísa Matarazzo.

A nova pintura também foi realizada na Vila São Pedro, em toda a extensão da rua Sérgio Franco Giraldes, seguindo todos os cruzamentos com a via. As intervenções visam melhorar a visibilidade e a segurança de pedestres e motoristas em trechos de menor fluxo.
Informações do ponto de radar
- Data: 27 de outubro
- Local: Rua José Pereira de Lira (acesso à passagem inferior da linha férrea na Avenida Panaíno)
- Limite de velocidade: 40 km/h
Para redução de mortes no trânsito, a Prefeitura realiza atividades educativas com motoristas e pedestres, reforça a sinalização, mantém mutirões de tapa‑buraco e implantou radares controladores de velocidade que começaram a funcionar em janeiro de 2019. A Administração também informa ter contemplado, neste ano, o entorno de cerca de 30 escolas e investido aproximadamente 60 quilômetros na malha cicloviária.




