quinta-feira, 4 dezembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Hortolândia inaugurou Sala de Gerenciamento de Crise no Paço

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou na manhã de 3 de dezembro de 2025 a Sala de Gerenciamento de Crise (COE) da Defesa Civil Municipal, instalada no Gabinete do Prefeito, Ala Norte do Paço Municipal, Jardim Metropolitan, e realizou um simulado de evento severo acionado pelo novo Radar Meteorológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Durante a cerimônia, o simulado detectado pelo radar gerou um alerta de demonstração via Cell Broadcasting dirigido ao bairro Recanto do Sol. Moradores da área de risco na região do Jardim Boa Esperança receberam a mensagem-teste em seus celulares e a operação envolveu coordenação entre equipes locais e centros regionais.

O novo radar foi adquirido pelos municípios da RMC por meio da Agemcamp e do Conselho de Desenvolvimento da RMC, será integrado ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo e está instalado na Unicamp. A tecnologia permite emitir alertas via Cell Broadcasting e, segundo técnicos, amplia a precisão das previsões para municípios num raio de até 100 km, fortalecendo o monitoramento e a capacidade de resposta local.

Com a ativação do COE, as decisões sobre ações preventivas e de emergência passaram a ser centralizadas, reunindo os membros do Simpdec Hortolândia. No simulado, representantes participaram de forma remota, reunidos no COE; o secretário de Governo, Gérson Ferreira, representou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Segundo os organizadores, o sistema atenderá as 20 cidades da RMC e as senhas de acesso ao COE seriam enviadas ao gabinete do prefeito.

“Com esse radar, a previsão e o monitoramento de eventos extremos como chuvas intensas, tempestades e vendavais passam a ser muito mais precisos e rápidos para a região, permitindo que as equipes municipais atuem com agilidade, adotando medidas preventivas, orientando a população e retirando pessoas de áreas de risco antes que o pior aconteça. O radar fortalece a capacidade de resposta e resiliência climática da região, salvando vidas e reduzindo danos”.

Taina Ferreira, diretora de Assuntos Climáticos da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos

Como obter informações

  • Telefone: disque 199 (Defesa Civil)
  • Comunicados: divulgados no site da Prefeitura de Hortolândia

O novo equipamento integra esforços regionais para ampliar a detecção precoce de eventos severos e aprimorar a coordenação entre municípios, estado e instituições de pesquisa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading