Hortolândia se destaca nacionalmente ao ser finalista no edital “Experiências Inspiradoras” do MEC, com projeto de Educação Integral que atende mais de 4 mil crianças da rede municipal.
A experiência selecionada chama-se “Os Complementos Educacionais e o Programa de Fortalecimento Educacional na Educação Integral e em Tempo Integral: fortalecendo aprendizagens e integrando saberes”. Essa política pública foi implementada em 2021, com base no Currículo Municipal Integra Saberes. Atualmente, 19 das 28 escolas de Ensino Fundamental de Hortolândia oferecem o modelo em tempo integral.
Hortolândia destacou-se no Eixo 5 do edital, que avalia a gestão administrativa, financeira e pedagógica das experiências inscritas. Com essa conquista, a cidade passa a integrar o Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para outubro de 2025. Além disso, a prefeitura foi convidada para a Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro na Universidade Federal de Minas Gerais.
- Data: 1º e 2 de outubro de 2025
- Local: Universidade Federal de Minas Gerais
Os pilares do projeto e formação continuada
Os pilares do projeto incluem os “Cinco Complementos Educacionais”: Artes Corporais, Artes Integradas, Musicalização, Convivência e Afetos, e Orientação de Estudos. Hortolândia também estruturou o Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem (PFCA) e mantém formação continuada para os profissionais da rede municipal, com foco específico na jornada em tempo integral.
Esse resultado reflete o trabalho coletivo de educadores comprometidos com a formação integral das nossas crianças. É motivo de orgulho para toda a cidade. Mostramos que é possível construir uma educação pública viva, conectada com a comunidade e que respeita os tempos e modos de aprender.
Reconhecimento nacional e impacto regional
O reconhecimento do MEC posiciona Hortolândia como referência nacional em Educação Integral, área vital para o futuro das próximas gerações. Com coragem e planejamento, a cidade da Região Metropolitana de Campinas vai além da permanência escolar tradicional, oferecendo uma proposta que forma cidadãos completos em todas as dimensões.
Esse avanço em Hortolândia também impacta positivamente a região, incluindo cidades vizinhas como Sumaré, Nova Odessa e Paulínia, que acompanham o desenvolvimento educacional inovador e as políticas públicas implementadas para fortalecer a Educação Integral no interior paulista.
Fonte: Da redação