Hortolândia foi contemplada com o “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – 2025” na categoria Prata, certificação do MEC que reconhece políticas públicas municipais voltadas à garantia do direito à aprendizagem.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a conquista decorre da integração entre o monitoramento pedagógico e o suporte tecnológico realizados pelos Departamentos de Pedagogia e Formação Continuada e de Ciência e Tecnologia, o que permitiu ao município atingir as metas de aprendizagem e infraestrutura exigidas pelo Governo Federal.
Em 2024, Hortolândia também recebeu o Selo Ouro. O selo foi instituído pelo Decreto nº 12.191/2024 e integra o eixo de “Reconhecimento de Boas Práticas” do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Para alcançar a categoria Prata, o município passou por avaliação criteriosa: por meio do sistema Simec a equipe técnica respondeu a 50 questões detalhadas e apresentou evidências documentais de suas ações. O processo foi acompanhado por uma Comissão Técnica de Avaliação.
De acordo com o Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, a vitória reflete o êxito de três eixos estratégicos implementados na rede municipal:
- Formação Continuada: desenvolvimento de estratégias formativas constantes voltadas para professores e gestores escolares.
- Infraestrutura Pedagógica: oferta de materiais didáticos complementares para as crianças e suporte pedagógico específico para os docentes.
- Avaliação e Acompanhamento Pedagógico Constante: implementação de sistemas próprios de monitoramento para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de cada criança.
“O Selo Nacional de Alfabetização reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a equidade e qualidade do processo de ensino e aprendizagem, considerando que a alfabetização na idade certa é um direito de todas as crianças e um processo que se inicia na Educação Infantil por meio dos letramentos e multiletramentos, considerando as especificidades da infância e as fases do desenvolvimento.”
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como foco garantir que todo estudante aprenda a ler e escrever até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e prioriza a recomposição da aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano afetados pela pandemia, com ênfase na equidade educacional e na colaboração entre municípios, estados e União.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia (hortolandia.sp.gov.br).




