sexta-feira, 20 fevereiro, 2026
Formatar Data em JavaScript

Hortolândia conquista selo prata de alfabetização do MEC

Hortolândia foi contemplada com o “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – 2025” na categoria Prata, certificação do MEC que reconhece políticas públicas municipais voltadas à garantia do direito à aprendizagem.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a conquista decorre da integração entre o monitoramento pedagógico e o suporte tecnológico realizados pelos Departamentos de Pedagogia e Formação Continuada e de Ciência e Tecnologia, o que permitiu ao município atingir as metas de aprendizagem e infraestrutura exigidas pelo Governo Federal.

Em 2024, Hortolândia também recebeu o Selo Ouro. O selo foi instituído pelo Decreto nº 12.191/2024 e integra o eixo de “Reconhecimento de Boas Práticas” do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Para alcançar a categoria Prata, o município passou por avaliação criteriosa: por meio do sistema Simec a equipe técnica respondeu a 50 questões detalhadas e apresentou evidências documentais de suas ações. O processo foi acompanhado por uma Comissão Técnica de Avaliação.

De acordo com o Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, a vitória reflete o êxito de três eixos estratégicos implementados na rede municipal:

  • Formação Continuada: desenvolvimento de estratégias formativas constantes voltadas para professores e gestores escolares.
  • Infraestrutura Pedagógica: oferta de materiais didáticos complementares para as crianças e suporte pedagógico específico para os docentes.
  • Avaliação e Acompanhamento Pedagógico Constante: implementação de sistemas próprios de monitoramento para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de cada criança.

“O Selo Nacional de Alfabetização reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a equidade e qualidade do processo de ensino e aprendizagem, considerando que a alfabetização na idade certa é um direito de todas as crianças e um processo que se inicia na Educação Infantil por meio dos letramentos e multiletramentos, considerando as especificidades da infância e as fases do desenvolvimento.”

Simone Locatelli, Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como foco garantir que todo estudante aprenda a ler e escrever até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e prioriza a recomposição da aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano afetados pela pandemia, com ênfase na equidade educacional e na colaboração entre municípios, estados e União.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia (hortolandia.sp.gov.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading