sexta-feira, 13 junho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Guarani realiza treinamento de Suporte Básico de Vida para comissão técnica da base em Campinas

O Guarani Futebol Clube promoveu em Campinas um treinamento simulado de Suporte Básico de Vida para 33 profissionais da comissão técnica das categorias de base, integrando o projeto Coração na Escola, de Futebol, para capacitar em emergências médicas.

Na manhã desta segunda-feira (2), o Guarani Futebol Clube realizou um treinamento simulado em Suporte Básico de Vida (SBV) destinado à comissão técnica das categorias de base. A atividade contou com a participação de 33 profissionais e teve como objetivo preparar os envolvidos para agir com rapidez e segurança em situações de emergência médica, como paradas cardiorrespiratórias.

Essa ação marcou a entrada oficial do projeto Coração na Escola, de Futebol no âmbito esportivo. A iniciativa, apoiada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), pelo Grupo Surgical e pelo Hospital São Luiz Campinas, visa capacitar tanto profissionais como leigos para atuarem eficazmente em emergências.

O treinamento ocorreu das 9h às 11h na sede do clube, em Campinas, e foi conduzido pelos especialistas Luiz Guilherme Calderon, fundador do projeto, e Anderson Silva. A programação incluiu módulos teóricos e práticos, com temas como acionamento correto do serviço de emergência (SAMU), execução das compressões torácicas (massagem cardíaca), uso adequado do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e manobras de desengasgo.

  • Data: segunda-feira (2)
  • Hora: das 9h às 11h
  • Local: sede do Guarani Futebol Clube, Campinas

Foi muito importante para qualificar nossos profissionais da categoria de base. Eles tiveram a possibilidade de vivenciar ações de salvamento na prática, tanto cardíaca quanto cardiorrespiratória. Com essa preparação, estão mais aptos para lidar com os acontecimentos do dia a dia — não somente no futebol, mas para a vida.

Odair Batistela, coordenador da base do Guarani

O fundador do projeto, Luiz Guilherme Calderon, destacou o impacto da iniciativa no futebol:

Levar o conhecimento em Suporte Básico de Vida para o futebol é uma prioridade para nós. O ambiente esportivo, apesar de saudável, pode apresentar riscos. Capacitar a comissão técnica da base do Guarani significa blindar o futuro do clube e, principalmente, dar mais segurança aos nossos jovens talentos. Estamos formando uma verdadeira ‘rede de vida’ nos gramados.

Luiz Guilherme Calderon, fundador do projeto Coração na Escola

Visa fomentar uma cultura de segurança e prontidão que possa ser replicada em outros clubes e instituições esportivas.

Dr. Marcelo Amade Camargo, vice-presidente da SMCC e diretor clínico do Hospital São Luiz
Lançado no ano passado em escolas públicas e privadas, o projeto Coração na Escola já capacitou alunos, professores e funcionários. Segundo o Dr. Marcelo,

Capacitar pessoas que não são da área da saúde transforma cada uma delas em multiplicadoras do conhecimento que salva vidas.

Dr. Marcelo Amade Camargo

O Dr. Bruno Pereira, CEO do Grupo Surgical, reforçou a importância do conhecimento em primeiros socorros:

Os primeiros 10 minutos são os mais importantes para salvar uma vida e minimizar sequelas. Como dificilmente uma equipe de resgate chega nesse tempo, é fundamental que mais pessoas saibam como agir.

Dr. Bruno Pereira, CEO do Grupo Surgical

O treinamento realizado pelo Guarani em Campinas também representa um avanço para a região da Região Metropolitana de Campinas, incluindo cidades como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, onde o futebol de base e a saúde comunitária são prioridades para o desenvolvimento esportivo e social.

Fonte: Capovilla Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading