O Grupo Royal Palm Hotels & Resorts apresenta o Relatório ESG 2025, destacando avanços em gestão ambiental, social e governança nos seis empreendimentos localizados em Campinas e Indaiatuba durante 2024.
Desde a fundação do grupo, há mais de 15 anos, a sustentabilidade está integrada à gestão.
Há mais de 15 anos, publicamos de forma consistente o Balanço Socioambiental – documento que, ao lado do balanço financeiro anual, evidencia nosso compromisso com a sociedade e uma gestão mais sustentável. Camila Dias, Diretora Executiva da área de Gestão de Imóveis do Grupo Arcel e membro do Comitê de ESG do Royal Palm
A sustentabilidade e a responsabilidade social nunca foram temas paralelos à gestão, mas sim pilares estruturantes da nossa atuação. Camila Dias, Diretora Executiva da área de Gestão de Imóveis do Grupo Arcel e membro do Comitê de ESG do Royal Palm
Em 2024, o comitê de ESG focou no aprofundamento da operação sob a ótica ESG por meio de diagnósticos, inventários e estruturação formal do comitê. Para 2025, com dados consolidados, o grupo avança em projetos como a descarbonização da operação e redução da pegada de carbono, integrando iniciativas em todas as áreas, conforme explica Antonio Dias, diretor executivo.
Governança Corporativa
O relatório ressalta a atualização do Código de Conduta de Ética, criado em 2008 e revisado em 2022, com versão simplificada para fornecedores lançada em 2024. A assinatura desse documento assegura alinhamento ético e compromisso socioambiental na cadeia de valor do Grupo Royal Palm.
Entre certificações e prêmios conquistados em 2024 destacam-se o Caio 2024, Gold Crown RCI, Prêmio Live, Kayak Travel Rewards e Women on Board.
O Programa de Participação de Resultados (PPR) distribuiu R$ 6.520.432,90 em 2024, equivalente a 6,8% do custo anual com pessoal. O faturamento do grupo alcançou cerca de R$ 380 milhões, com previsão de crescimento de 12% para 2025, ultrapassando R$ 424 milhões, impulsionado pelos mercados de eventos, lazer, viagens corporativas e shows.
Responsabilidade Social
O pilar social é central para o Royal Palm desde sua criação, valorizando o bem-estar de colaboradores e comunidades locais. Em 2024, a força de trabalho somou 1.265 pessoas, incluindo 34 jovens aprendizes, 249 colaboradores intermitentes e 15 estagiários.
O relatório destaca o compromisso com diversidade, equidade e inclusão, com 54% da força de trabalho feminina e 45% das lideranças ocupadas por mulheres.
A qualificação avançou com implantação de software de Gestão de Pessoas focado em desenvolvimento humano e treinamentos, como Cultura da Excelência, Criativar, Programa Conversando, Código de Ética e Saúde e Segurança. O programa “Heróis do Mês” premiou 67 colaboradores com R$ 74.651,21.
Para o bem-estar das mães, foram criadas salas de amamentação em todas as unidades em 2024, estimulando o aleitamento materno. Também foi inaugurada a Sala de Descompressão para colaboradores, com três ambientes dedicados à qualidade do ambiente de trabalho.
Externamente, o grupo ampliou parcerias sociais, como a retomada do programa Royal Jovem, que em 2024 reuniu 530 adolescentes de 15 a 17 anos, 17 instituições, 50 educadores e 43 voluntários, fomentando o interesse pelo mercado hoteleiro.
A parceria cultural com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas completou 10 anos. Com o Senac Campinas, o grupo preparou jovens para o mercado, com 16 aprovados para supervisão de salão, nove para bares e restaurantes e oito para planejamento de alimentos e bebidas.
Responsabilidade Ambiental
Em 2024, o Grupo Royal Palm consolidou ações ambientais, com projeto aprovado para redução das emissões de CO2, implementado em 2025 com investimento de R$ 2,5 milhões. No Royal Palm Plaza Resort, o aquecimento das piscinas foi substituído de gás para sistema elétrico. Nos hotéis Royal Palm Tower Anhanguera e Hotel Contemporâneo, o aquecimento de água por bombas de calor elétricas substituiu sistemas anteriores.
Essas medidas resultaram em redução anual de 558 toneladas de CO2, com previsão de cortar 12% das emissões em 2025.
O consumo inteligente de água apresentou reduções significativas por pessoa: Royal Palm Plaza & The Palms (-22%), Royal Palm Hall (-53%), Royal Palm Tower Anhanguera (-14%), Royal Palm Tower Indaiatuba (-7%) e Hotel Contemporâneo (-10%).
O grupo também investiu em captação alternativa de água, com poços artesianos e cisternas para água pluvial.
Todos os empreendimentos operam com energia renovável, proveniente de fontes hídrica, solar, eólica, biomassa, geotérmica e oceânica, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e redução dos gases de efeito estufa (GEE).
Em 2024, 97% da iluminação foi convertida para lâmpadas LED, com automação por timers, campanhas de uso consciente, pontos de recarga para veículos elétricos e 95% dos quartos equipados com sistemas economizadores de energia.
O programa Rejeitos Zero, iniciado em 2023, avançou com troca de amenities por dispensers, estímulo ao reuso de enxovais, substituição de garrafas plásticas por vidro retornável nos bares e restaurantes, compra de produtos locais, digitalização de processos e prioridade para insumos de baixo impacto ambiental.
ESG não é um capítulo isolado em nossa história. É um valor presente que orienta nossas decisões e impulsiona nossos impactos positivos no mundo. Camila Dias
Para mais detalhes, o relatório completo está disponível no site oficial do Royal Palm Plaza Resort.
Sobre o Grupo Royal Palm Hotels & Resorts
Fundado em 1997, o Grupo Royal Palm é referência em eventos e turismo de negócios e lazer na região de Campinas. Composto por seis empreendimentos — Royal Palm Plaza Resort, hotel boutique The Palms, Centro de Convenções Royal Palm Hall, hotéis Royal Palm Tower (Indaiatuba e Campinas, unidade Anhanguera) e Hotel Contemporâneo —, o grupo integra a holding Arcel Empreendimentos e Participações S.A.
O impacto das ações ESG do grupo reverbera não apenas em Campinas e Indaiatuba, mas também influencia positivamente cidades vizinhas como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, fortalecendo o compromisso regional com a sustentabilidade e desenvolvimento social.
Fonte: Comunicação Estratégica Campinas