segunda-feira, 21 abril, 2025
Formatar Data em JavaScript

GCM de Nova Odessa lança campanha ‘Proteja-se das Linhas Cortantes’ para segurança de motociclistas

A GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Nova Odessa está realizando neste início de 2025 uma ação voltada para a segurança dos motociclistas que trafegam diariamente pelas ruas e avenidas da cidade, geralmente a trabalho. Trata-se da Campanha “Proteja-se das Linhas Cortantes”, de orientação e incentivo à instalação de antenas corta-linha nas motocicletas. Trata-se do famigerado e letal “cerol” e da “linha chilena”, cujo uso é terminantemente proibido na cidade conforme a Lei Municipal nº 3.025/2016.

Durante a campanha, que acontece entre a segunda quinzena de janeiro e a segunda quinzena deste mês de fevereiro, os patrulheiros estão semanalmente nas ruas de Nova Odessa promovendo blitze educativas, distribuindo folders informativos e orientando os condutores sobre a importância do uso da antena corta-linha.

Segundo Luciel de Oliveira, comandante da Guarda Municipal, os pontos das blitze são escolhidos estrategicamente, sempre em vias de maior fluxo de veículos. “O uso do cerol é crime e pode causar acidentes fatais. Por isso, pedimos que os motociclistas se protejam e equipem suas motos com a antena corta-linha. Contamos com a colaboração de todos para um trânsito mais seguro e para a preservação da vida humana”, comentou o experiente GCM.

Para o secretário-adjunto de Segurança do Município, Silvio Natal, a iniciativa da campanha da GCM “é louvável, visto que a preservação da vida é o objetivo maior de qualquer órgão de Segurança”.

“A gente está desenvolvendo essa campanha a fim de orientar e também conscientizar as pessoas a não utilizarem as linhas cortantes, bem como incentivar o motociclista a adotar esse equipamento de proteção que pode salvar sua vida. Por isso, a receptividade dos motociclistas tem sido muito positiva, eles têm até mesmo compartilhado as informações”, afirmou.

Esta não é a única iniciativa da GCM de Nova Odessa contra o uso e os riscos do cerol. A proibição e os riscos à vida representados pela linha cortante são tema recorrente também das palestras nas escolas municipais promovidas no âmbito do Projeto “Anjos da Escola”, ação educativa e preventiva contra atos violentos no interior de unidades escolares promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa vai além da simples ronda “escolar diária” e da orientação de trânsito aos pais, pois também coloca os agentes municipais no interior das unidades da Rede Municipal de Ensino, falando com alunos sobre temas relevantes – como cidadania, as consequências do uso do cerol, o combate ao vandalismo, ao dano ao patrimônio público e ao bullying.

São atendidas desde as creches até os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – ou seja, todos os 5,3 mil alunos das 25 unidades da Rede Municipal. Os telefones da GCM (Guarda Civil Municipal) são o (19) 3466-1900 e o 153.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading