Mais de 250 empresários da região de Campinas participaram em 10 de julho de evento do Ciesp-Campinas no Teatro do Sesi para conhecer as principais mudanças da Reforma Tributária que entra em vigor em 2026 e a nova plataforma eletrônica de controle tributário.
Mais de 250 empresários da região de Campinas, incluindo representantes de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, participaram no dia 10 de julho de um evento promovido pela Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Realizado no Teatro do Sesi Campinas, o encontro reuniu auditores da Receita Federal e especialistas para apresentar as principais alterações da Reforma Tributária brasileira, que será implementada a partir de 1º de janeiro de 2026.
Data: 10 de julho
Local:Teatro do Sesi Campinas
Durante toda a manhã, os participantes receberam orientações detalhadas sobre as mudanças no sistema tributário e como as empresas devem se preparar para o período de transição, que terá duração de sete anos, mantendo simultaneamente os sistemas antigo e novo.
A Reforma vai impactar muito o dia a dia de todas as empresas e também a competitividade delas. O Ciesp tem acompanhado bastante o processo da Reforma Tributária e é importante ouvir os profissionais da Receita envolvidos diretamente nesse processo, como nesse evento em Campinas, com esclarecimentos que ajudarão às empresas nessa transição. Helcio Honda, advogado e diretor do Departamento Jurídico do Ciesp estadual
Helcio Honda
Valmir Caldana, vice-diretor do Ciesp-Campinas e diretor do Departamento Jurídico da entidade, ressaltou a relevância da plataforma eletrônica integrada para o controle tributário, apresentada aos empresários durante o evento.
Em operação experimental desde 1º de julho, essa solução tecnológica unifica o cálculo, arrecadação e governança do novo modelo tributário em um único ambiente.
A Plataforma da Reforma Brasileira de Consumo foi desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), em parceria com a Receita Federal, e será o principal canal de comunicação entre contribuintes e o Fisco para o novo tributo federal, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que unifica PIS, Cofins e IPI.
Além disso, a reforma institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unifica ICMS e ISS, cuja gestão ficará a cargo de um Comitê Gestor com estrutura tecnológica própria.
O evento teve como moderador Bruno Santos, sócio tributário do Finocchio & Ustra, apoiador do encontro.
Entre os convidados estiveram Helcio Honda; Luiz Dias de Alencar Neto, coordenador técnico operacional do Pré-Comitê Gestor do IBS; Marcos Flores, auditor fiscal e gerente do projeto de implantação da Reforma Tributária do Consumo na Receita Federal; Robson Dias Lima, gestor nacional do Projeto Estratégico Reforma Tributária Brasileira no Serpro; Victor Rodrigues Junior, co-fundador e sócio para Desenvolvimento de Produtos da Verot Easy Tax; e Fernando Mombelli, auditor fiscal e gerente de projeto da Receita Federal, atuando na implementação da Reforma Tributária.
O evento reforça a importância da preparação das empresas da região de Campinas e cidades vizinhas como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia para as mudanças que impactarão a gestão tributária e a competitividade nos próximos anos.