Os cursos profissionalizantes estão entre as alternativas mais eficientes para acelerar a entrada no mercado de trabalho. Acessíveis, têm uma carga horária reduzida e podem ser concluídos rapidamente. Para quem está em busca de capacitação, Sumaré conta agora com a escola Grau Profissionalizante, uma rede educacional que é referência no país. Entre os cursos oferecidos estão Cuidador de Idosos e Eletricista Predial.
A unidade do Grau Profissionalizante funcionará no mesmo prédio do Grau Técnico, na Rua José Maria Miranda, 480, Centro. Com mais de 1.100 m², o prédio oferece instalações amplas, laboratórios modernos e profissionais qualificados.
Além dos cursos técnicos já oferecidos, a unidade disponibilizará mais de 30 cursos livres, incluindo Cuidador de Idosos, Eletricista Predial, Programador, Recursos Humanos, Vendas e Logística.
Os cursos livres oferecem a vantagem de ingressar rapidamente no mercado de trabalho. A demanda por Cuidadores de Idosos, por exemplo, está em alta devido ao crescimento de 57,4% na população com 65 anos ou mais nos últimos doze anos, segundo o IBGE. Com a população envelhecendo, a profissão cresceu 547% nos últimos dez anos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, tornando-se uma das profissões com maior mercado de trabalho.
“Nossos cursos são rápidos e 100% práticos, permitindo que os alunos se profissionalizem entre três e dezesseis meses. Já contamos com 1.210 alunos e agora vamos ampliar ainda mais a qualificação profissional na região. Com o apoio da nossa Agência de Emprego, conectamos nossos alunos ao mercado de trabalho de forma rápida”, afirma Adriana Cristina Guerra, gestora da unidade.
As matrículas estão abertas e podem ser feitas presencialmente ou pelo telefone (19) 3903-1847. Os cursos interativos começarão na segunda semana de julho, enquanto os cursos de Cuidador de Idosos e Eletricista Predial terão início em setembro.
Os cursos profissionalizantes integram o segmento Educação Profissional, regulamentados pelo Decreto nº 5.154/04. Esses cursos não exigem ensino médio completo e, em algumas modalidades, basta ter mais de dezoito anos e ser alfabetizado. As opções são variadas, abrangendo áreas como Saúde, Tecnologia, Administração, Gastronomia, Informática, Indústria e Construção.
Fonte: ImPauta Comunicação