quinta-feira, 10 julho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Eleição interna do PT em Sumaré esquenta com debate acalorado entre Vensel e André

A disputa pela presidência do PT de Sumaré entre Roberto Vensel e André Oliveira ganhou intensidade com acusações envolvendo o Sindissu, sindicato dos servidores municipais. O confronto promete definir os rumos do partido na região da Região Metropolitana de Campinas.

O embate entre os pré-candidatos à presidência do PT de Sumaré, Roberto Vensel e André Oliveira, intensificou-se na última semana com acusações que elevaram o tom do debate interno. Durante o encontro, o grupo de Vensel acusou o Sindissu — sindicato dos servidores municipais e apoiador do grupo de André — de ser “fraco” e sem grandes conquistas.

“O debate foi muito acalorado, com algumas acusações infundadas que nos deixou muito chateados, mas não abatidos pois sabemos quem somos e o quanto militantes nós somos. Estamos cada dia mais animados com o processo eleitoral e vamos com uma postura propositiva, querendo criar um partido transparente” André Oliveira

“Os caras vieram com uma postura muito baixa colocando o sindicato no centro da disputa e esqueceram de debater o partido” André Oliveira

O grupo de Vensel evitou apresentar questões propositivas para a construção do PT em Sumaré, focando no Sindissu para atacar o sindicato e minimizar as conquistas obtidas por ele. Por outro lado, o grupo de André tentou apresentar propostas concretas para melhorar o partido e aumentar a transparência, mas foi surpreendido por ataques que consideram “baixos” dos opositores.

O clima ficou ainda mais tenso com a hostilidade do grupo de Vensel contra Jobson, presidente do Sindissu e apoiador de André Oliveira.

Essa disputa revela tensões que vão além do ideológico, envolvendo estratégias internas e colocando o sindicato como peça central do conflito.

Este clima de confrontação não é novidade para o PT local. Em outubro do ano passado, durante a campanha de Willian Souza à prefeitura, houve registros em vídeo de recolhimento de jornais por funcionários de campanha, evidenciando disputas internas acirradas.

O PT de Sumaré se prepara para a eleição de sua nova presidência municipal, quando os filiados escolherão, por voto direto, o presidente e a diretoria executiva. A tensão entre duas visões — uma mais pragmática, aberta a alianças com forças conservadoras, e outra mais plural, focada no fortalecimento democrático interno — promete definir os rumos do partido na cidade e na Região Metropolitana de Campinas.

Diferentemente de outras siglas que formam diretórios por influência externa, o PT local valoriza a legitimidade popular em seu processo eleitoral. Por isso, o acirramento protagonizado por Vensel e André não impacta apenas lideranças locais, mas pode servir de exemplo para o PT nacional, refletindo divisões entre correntes como a CNB e a oposição liderada por André Oliveira.

Fonte: Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading