Eleição de Cristina Carrara foi fator determinante para a volta de Dirceu Dalben ao cenário político
Nas últimas décadas a cidade de Sumaré teve diversos prefeitos. Apesar da alternância nos nomes, os sobrenomes nem sempre mudam e os grupos políticos muito menos.
Paulino Carrara foi prefeito de Sumaré de 1989 a 1992. Perdeu a sua reeleição para José Denadai e ao longo dos anos tentou traçar uma nova rota para voltar ao executivo municipal. Muito tempo se passou até que, por meio da eleição de sua esposa Cristina em 2012, o sobrenome Carrara voltou ao Executivo, mas isso não aconteceu sem ajuda.
Sucedendo José Denadai, o sucessor de Paulino, Dirceu Dalben chegou à prefeitura em 1997, deixando o cargo em 2004. Durante o seu governo, foi um prefeito popular; contudo, problemas na administração municipal – em especial na área da saúde – afetaram a sua imagem com os eleitores.
Dirceu foi sucedido por José Bacchim que era seu vice-prefeito. Após a eleição do petista e de uma série de processos judiciais, o poder de Dalben diminuiu na cidade de Sumaré e sua participação na política foi minguando. Apesar de muitos o considerarem carta fora do baralho, foi na eleição de Cristina Carrara que ele viu sua chance de ascender mais uma vez no cenário político de Sumaré.
Para as eleições de 2012 Cristina contava com um PSDB forte no estado de São Paulo e no Brasil. O grande sentimento antipetista mitigou as chances de Tito ser eleito como sucessor de Bacchim, mas os Carrara precisavam de apoio na cidade para vencer as eleições. Foi aí que apareceu Dirceu Dalben.
Cristina e Paulino Carrara junto com Dirceu Dalben traçaram um plano elaborado para vencerem as eleições, juntando as duas famílias para conquistar a prefeitura. Cristina seria o nome para prefeita e o filho de Dalben, Luiz Alfredo, seria o vice.
Luiz era jovem e novato na política. Os eleitores queriam mudança e apesar dos sobrenomes serem velhos conhecidos na cidade, os nomes eram novidade. E nesse espírito de renovação ambos foram eleitos.
Como nem tudo são flores, antes mesmo do fim do mandato, Carrara e Dalben romperam e em 2016 Luiz saiu candidato contra Cristina e venceu a ex-prefeita colocando um fim na aliança.
Graças à eleição de Cristina e Luiz, Dirceu conseguiu voltar ao cenário municipal, com mais apoio do que quando foi prefeito. Com essa guinada do destino, Dirceu conseguiu ser eleito vereador na cidade e atualmente é Deputado Estadual em seu segundo mandato e pré-candidato à prefeitura de Paulínia.
Apesar de algumas liminares judiciais terem sido necessárias para que Dalben assumisse os cargos para os quais foi eleito, o político segue exercendo seu papel de Deputado. A junção de dois sobrenomes conhecidos na política foi a responsável para que Dirceu desse a volta por cima.