segunda-feira, 14 julho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Educação de Sumaré visita escolas cívico-militares no Tocantins para aprimorar modelo local

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Sumaré realizou visita técnica em escolas cívico-militares de Palmas e unidades do Tocantins para conhecer práticas educacionais e administrativas visando a implantação do modelo em Sumaré.

Uma equipe formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Sumaré realizou, na última semana, uma visita técnica às escolas cívico-militares da capital Palmas e a unidades de ensino sob gestão do Governo do Estado do Tocantins. O objetivo principal foi conhecer boas práticas educacionais, estruturas administrativas e modelos pedagógicos de referência, com vistas à futura implementação da escola cívico-militar municipal em Sumaré.

As visitas foram motivadas pelos expressivos resultados educacionais de Palmas e do Estado do Tocantins, que se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), respectivamente entre as capitais e os estados da Região Norte do Brasil.

A comitiva representou oficialmente o secretário de Educação de Sumaré, Danilo de Azevedo, e contou com a participação do secretário adjunto de Educação, Lucas Gomes; da gerente geral de Educação, Fabiana Renana; e da gerente geral do Núcleo Pedagógico, Ana Benvinda. Pela Polícia Municipal, integraram a equipe o diretor da pasta, Jerverson Eclair, e a guarda municipal Magali Inácio.

Visitas às Escolas de Tempo Integral em Palmas

A agenda teve início nas Escolas de Tempo Integral (ETIs) da rede municipal de Palmas. A primeira unidade visitada foi a ETI Caroline Campelo – Duque de Caxias, que atende cerca de 1.300 alunos em regime integral e funciona em parceria com o Exército Brasileiro. A escola destacou-se pela ampla infraestrutura, que inclui piscina, auditório com capacidade para mais de mil pessoas, salas temáticas e ambientes voltados à diversificação das práticas pedagógicas.

Em seguida, a equipe conheceu a ETI Eurídice Ferreira de Mello, também da rede municipal e com estrutura semelhante. Essa unidade é administrada em colaboração com a Guarda Metropolitana de Palmas, demonstrando um modelo de integração entre educação e segurança pública.

“Ambas as escolas se destacam pela excelência na gestão, planejamento pedagógico e administração de recursos humanos e financeiros”

Lucas Gomes, secretário adjunto de Educação

Encontro Institucional e Visitas no Tocantins

Durante a passagem pela capital tocantinense, a comitiva também participou de um encontro institucional com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação de Palmas. Recebidos pela secretária executiva Maria José e pela titular da pasta, Débora Guedes, os representantes de Sumaré puderam trocar experiências sobre gestão educacional, cooperação com forças de segurança e estratégias para alcançar metas de desempenho escolar.

No âmbito estadual, a visita incluiu o Colégio Militar do Estado do Tocantins, unidade de ensino médio totalmente militarizada, sob gestão da Polícia Militar e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). A equipe teve a oportunidade de observar de perto a rotina disciplinar e o modelo pedagógico aplicado nessas instituições.

Outra unidade visitada foi o Colégio Cívico-Militar Santa Rita de Cássia, que funciona por meio de gestão compartilhada entre a SEDUC e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. A escola impressionou pelos atos cívicos, desfiles e atividades formativas que compõem sua proposta pedagógica, pautada em valores como respeito, responsabilidade e patriotismo.

Encerramento e Planejamento Futuro

O cronograma foi encerrado com uma reunião técnica na Gerência de Educação Cívico-Militar da SEDUC, onde foram discutidos aspectos normativos, instrumentos de cooperação e os principais desafios para a implantação desse modelo em novas localidades. O encontro contou com a participação da equipe jurídica e pedagógica da Secretaria Estadual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Sumaré, a visita técnica foi fundamental para embasar o processo de construção de um modelo cívico-militar que respeite as particularidades e demandas da realidade sumareense.

“As experiências vividas nos mostraram caminhos possíveis e eficazes para estruturar uma educação mais segura, disciplinada e voltada ao pleno desenvolvimento dos nossos estudantes”

Lucas Gomes

Com base no conhecimento adquirido, a gestão municipal pretende dar continuidade ao planejamento e às adequações necessárias para a implementação da escola cívico-militar municipal de Sumaré, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino e a segurança no ambiente escolar, beneficiando diretamente os estudantes e a comunidade das cidades de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

Fonte: Prefietura de Sumaré

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading