domingo, 20 julho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Educação de Sumaré inicia recesso em 14 de julho e destaca avanços na gestão 2025

A rede municipal de ensino de Sumaré entra em recesso escolar nesta segunda-feira (14), com retorno das aulas em 28 de julho. A gestão destaca avanços nos primeiros seis meses, incluindo contratação de 130 profissionais e ampliação de vagas no PROEB.

A Secretaria de Educação de Sumaré inicia o recesso escolar a partir da próxima segunda-feira (14), com as aulas previstas para retornar no dia 28 de julho. Este período será utilizado para avaliação dos avanços obtidos nos primeiros seis meses da atual gestão, que tem como foco principal a expansão do acesso à educação, a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da área.

Entre as conquistas mais significativas, destaca-se o processo seletivo que resultou na contratação de 130 professores e profissionais da educação, reforçando o quadro de servidores da rede municipal. Além disso, houve a distribuição de kits e uniformes escolares para os alunos, ampliando o suporte ao estudante.

No âmbito da educação infantil, o Programa de Oportunidades Educacionais de Sumaré (PROEB) ampliou em 322 o número de vagas disponíveis, garantindo maior acesso para as crianças da região. A fila de espera para vagas em escolas conveniadas ao PROEB foi reduzida em 70%, beneficiando diretamente famílias de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

A gestão também promoveu ações voltadas à inclusão social, como a eliminação da fila de espera da APAE, além da disponibilização de ônibus escolar para instituições conveniadas, incluindo a própria APAE. Outro destaque é a ampliação do atendimento do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que passou de 3 para 6 regiões atendidas no município, estando em fase de implantação.

No aspecto da gestão operacional e qualidade do ensino, foram realizadas melhorias importantes, como o desbloqueio do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação), que permite maior acesso a recursos federais essenciais para o desenvolvimento das escolas municipais. Também houve reestruturação do transporte escolar e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na contratação de nutricionistas, garantindo a qualidade da merenda escolar.

Novas iniciativas foram lançadas pela administração municipal, entre elas a implantação do Programa Cívico-Militar, que visa integrar valores cívicos e disciplina na rede municipal. Além disso, foi criado o “Prêmio Excelência Educacional Sumaré”, que reconhecerá os alunos com melhores desempenhos nos índices educacionais, incentivando a busca pela qualidade e excelência.

“A educação não é um gasto, é um investimento. Cada ação que implementamos visa não apenas melhorar a estrutura, mas transformar a vida dos estudantes e prepará-los para um futuro melhor”. Danilo de Azevedo, secretário municipal de Educação

Durante o recesso, a equipe da Secretaria de Educação continuará trabalhando no planejamento do segundo semestre, que promete novas ações para fortalecer ainda mais a qualidade do ensino em Sumaré e região metropolitana de Campinas, beneficiando também municípios vizinhos como Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

Fonte: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading