Exibição especial
O documentário “Ágide Azzoni: Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas” será exibido no Centro de Ciências, Letras e Artes, em Campinas, no dia 31 de janeiro (sexta-feira), às 20h. A entrada é gratuita e o evento contará com uma apresentação do pianista Chiquinho Costa, que tocará a valsa “Diva”, composta pelo maestro.
Além da apresentação musical, haverá um bate-papo com a pesquisadora e musicista da Banda Lira de Serra Negra, Cláudia Felipe da Silva; a musicóloga e pesquisadora do Museu Carlos Gomes, Mary Ângela Biason; e a produtora Lúcia Bachiega, idealizadora do documentário e bisneta do maestro.
Ágide Azzoni, que nasceu em 18 de agosto de 1885, na Itália, chegou ao Brasil em 1891 e se estabeleceu em Campinas. Ele foi um importante regente, músico, compositor e arranjador, contribuindo significativamente para a cena musical da cidade no início do século XX.
O curta-metragem, dirigido por Marcos Rogatto, reúne depoimentos de familiares e profissionais da música, incluindo o maestro Vilmar Sartori e Fernando Helh, que resgataram composições originais do Maestro para o filme.
A produção foi contemplada no Edital de Fomento nº 02/2023 – audiovisual e realizada com patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.