A segurança das crianças na internet é uma preocupação crescente entre os pais. Publicar conteúdos sobre os filhos pode expor suas rotinas e intimidades a riscos. Confira dicas valiosas para proteger os pequenos no ambiente digital, com orientações do Patio Hype.
Introdução
Você sabia que é preciso tomar alguns cuidados antes de publicar coisas dos seus filhos na internet? Muitas vezes, os conteúdos podem ser distorcidos e acabar expondo a rotina e a intimidade da criança, trazendo riscos. Para ajudar os pais a evitarem problemas, reunimos algumas dicas simples e eficazes.
Dicas de Segurança Online
1 – Evite compartilhar a rotina da criança: Tenha cuidado com as informações que as imagens podem revelar. Pense bem antes de publicar fotos com o uniforme da escola, fotos na hora do almoço que mostram o horário em que as crianças chegam em casa ou selfies que indiquem o nome do condomínio, por exemplo.
2 – Mantenha tudo no privado: Se você quer muito dividir aquele momento especial, crie um grupo restrito com seu núcleo familiar e oriente os integrantes a não divulgarem fotos da criança sem sua autorização. Além disso, instale sistemas de mensagens criptografadas, garantindo que apenas o destinatário consiga abrir o conteúdo.
3 – Nunca mostre as intimidades da criança: Por mais óbvio que pareça, não publique fotos da hora do banho ou da primeira vez que o bebê usa o penico. Esses tipos de conteúdo podem adquirir uma conotação maliciosa se caírem nas mãos erradas.
4 – Use plataformas infantis: Se seus filhos usam a internet, ensine-os a utilizar plataformas desenvolvidas para sua faixa etária. Aplicativos como o YouTube oferecem um canal só para os pequenos, o YouTube Kids. O Google possui um filtro de pesquisa, disponível nas configurações, chamado SafeSearch, que garante que a criança não tenha acesso a conteúdo adulto.
5 – Peça ajuda e converse com a criança: A educação digital é a melhor forma de proteger seu filho. É importante criar a consciência de que, uma vez que qualquer conteúdo é publicado na internet, não há como apagá-lo e se perde o controle sobre ele. A ONG SaferNet disponibiliza canais para responder às dúvidas dos pais, oferecendo atendimento por chat, e-mail e telefone.