O prefeito Luiz Dalben havia prometido que no último dia 12 as obras do viaduto que liga a Avenida Júlia de Vasconcellos Bufarah, no Centro, à Avenida Eugênia Biancalana Duarte, no Jardim Primavera, seriam entregues. Contudo, apesar do compromisso, o viaduto só foi entregue na última quinta-feira (26).
O projeto é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura, a RUMO Logística e o deputado estadual Dirceu Dalben, visando aprimorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito da cidade. A construção do viaduto é uma das condições da renovação do contrato da Malha Ferroviária Paulista, firmado em 2020 pela RUMO com a ANTT.
O atraso ocorreu após um pedido da RUMO, consequente a uma avaliação técnica. A empresa solicitou alguns dias adicionais para a adequação da obra. A prefeitura havia anunciado a entrega e até organizado um evento para tal, mas após o pedido da RUMO, o governo teve de recuar e cancelar a inauguração, que só foi realizada na última quinta-feira.
Promessa de Campanha em 2016
Outra obra prometida por Dalben, o viaduto que ligaria a Avenida José Mancini no centro e a Avenida da Amizade na região de Nova Veneza, continua sem grandes avanços.
As obras tiveram início há dois anos, em setembro de 2022. O prazo para a entrega era de 12 meses, e a obra já está atrasada há um ano.
Os recursos, na ordem de R$ 13 milhões, são de origem estadual e a obra segue sem previsão de entrega.
O viaduto é uma promessa antiga. O primeiro grande avanço no assunto ocorreu durante o governo de Cristina Carrara, mas problemas com a licença ambiental e a proteção de patrimônio histórico inviabilizaram o projeto.
Agora, após as obras de terraplanagem, pouco foi feito no local. Atrasado há mais de 12 meses, o viaduto é uma das obras mais importantes para Sumaré. A falta dele causa grande transtorno no trânsito da região central da cidade.
Até o momento, a prefeitura não divulgou prazo para a inauguração do viaduto da Avenida Mancini.
Fonte: Da redação