O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, será celebrado pelo Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), da Unicamp, com a expansão do Coral Novo Canto. Formado por pacientes laringectomizados, o coral, que completa dez anos, agora abrirá oportunidades para incluir outros pacientes acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço que desejem participar.
O convite para novos integrantes será feito durante um evento no dia 7 de novembro de 2023, às 10h, onde o coral apresentará músicas populares, incluindo seu hino “É preciso saber viver”. A apresentação, que será gratuita e aberta ao público, contará com a participação do Coral Fim de Papo, de Sorocaba.
Segundo o Prof. Dr. Carlos Takahiro Chone, cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IOU, a expansão visa oferecer uma nova perspectiva aos pacientes. ‘É uma forma de mostrar que a vida pode ser mais leve quando compartilhada com outras pessoas’, destaca.
A idealizadora do Coral Novo Canto, a fonoaudióloga Vaneli Colombo Rossi, ressalta que a ampliação permitirá que pacientes em diferentes etapas do tratamento acolham aqueles que estão mais fragilizados. ‘O coral trouxe uma nova voz e vida aos pacientes, resgatando a autoestima e promovendo uma sensação indescritível de vitória’, comemora Vaneli.
O apoio emocional e a interação social são fundamentais para pacientes com câncer. Participar de atividades comunitárias, como o coral, proporciona um espaço seguro onde os integrantes podem compartilhar suas experiências e construir laços de amizade e suporte mútuo, essenciais para a recuperação emocional e a qualidade de vida.
Os interessados em se inscrever para participar dos ensaios do Coral Novo Canto podem fazê-lo durante o evento ou entrar em contato com o IOU pelo e-mail faleconosco@instituto-iou.com.br para mais informações sobre a adesão ao grupo.
Joaninha Jamarco, diagnosticada com câncer nas cordas vocais em 2014, encontrou grande alegria no coral, o que a faz sentir-se “uma pessoa normal de novo”. Foi no coral que conheceu seu marido, Anisio Scareli, também paciente do IOU, que descobriu um câncer na garganta em 2015. ‘Somos muito felizes, e o coral é uma família para nós’, afirma Anisio.
O Prof. Agrício Crespo, presidente do IOU, enfatiza que ‘o Coral Novo Canto é um exemplo do pioneirismo do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, agora integrado ao IOU.’
Serviço: Apresentação do Coral Novo Canto
Local: Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, da Unicamp
Data: 7 de novembro de 2023, às 10h
Entrada gratuita
Informações: faleconosco@instituto-iou.com.br