quarta-feira, 17 dezembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Construção civil cresce 1,8% em 2025 e tem expectativa de avanço em 2026 na região de Campinas

O SindusCon-SP apresentou, em 10 de dezembro, na sede da entidade em São Paulo, a análise do desempenho da construção civil em 2025 e estimativas para 2026, apontando crescimento de 1,8% no PIB da construção em 2025 e projeção de 2,7% para 2026.

A entidade afirmou que a perda de ritmo observada em 2025 foi influenciada pela restrição de crédito e pelo cenário de juros elevados, que reduziram a velocidade de vendas de empreendimentos no médio padrão e a confiança dos agentes. Também destacou avanços institucionais no ano, como as reformas tributária e do Imposto de Renda da Pessoa Física, apontadas como fatores relevantes para a trajetória futura do setor.

Entre os indicadores apresentados, foram ressaltados:

  • Consumo de cimento: crescimento de 3,6% no acumulado do ano até outubro.
  • Indústria de materiais de construção: recuo de 0,7%.
  • Comércio de materiais de construção: recuo de 0,1%.
  • 47% da produção industrial de materiais tinha destino direto às famílias.
  • Emprego formal na construção: alta de 2,84% nos 12 meses até outubro; setor empregava mais de 3 milhões de trabalhadores no Brasil e cerca de 365 mil em São Paulo.
  • Crédito habitacional (Abecip): contratações com recursos do SBPE caíram 48,9% na modalidade construção e 7,4% na modalidade aquisição nos primeiros dez meses de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, resultando em queda de 21,4% no total.

“A construção diminuiu o ritmo e a confiança, a percepção dos negócios, ficou mais pessimista”.

Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre

Na Regional Campinas, o diretor Marcio Benvenutti informou que dez novas construtoras passaram a atuar na região ao longo de 2025 e avaliou que esse movimento deve gerar mais negócios em 2026. A regional criou ainda uma diretoria específica para Investimentos e Incorporações.

Diretor da Regional do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti: expectativa é positiva para 2026

Benvenutti também destacou a parceria entre SindusCon-SP e Senai-SP, que formou, no início de dezembro, uma turma de 27 alunos do curso de especialização em Mestre de Obras na Escola Senai Roberto Mange, em Campinas, elevando para 550 o total de diplomados nessa especialização na regional.

Em cenário-base, a FGV Ibre projetou crescimento de 2,7% para o PIB da construção em 2026, ressaltando que a evolução dependerá de variáveis como juros, situação fiscal, dinamismo econômico interno e cenário eleitoral. Entre fatores positivos citados estão eventual queda gradual dos juros, maior gasto estadual em obras, novas intervenções do MCMV, novo modelo de financiamento habitacional e programas como o Reforma Casa Brasil.

O SindusCon-SP é a maior associação da indústria da construção na América Latina, com cerca de 300 construtoras associadas e representação estimada de 50 mil empresas do setor no estado de São Paulo. Os dados e estimativas citados na apresentação foram atribuídos ao FGV Ibre (com base em IBGE) e à Abecip, conforme material divulgado pela assessoria.

Fonte: Roncon & Graça Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading