Toda pessoa convive com diferentes tipos de estado emocional. E isso é algo natural que tem como objetivo a própria segurança do indivíduo, isso porque uma emoção nada mais é que uma resposta a algo e que tem como função gerar uma ação, uma medida urgente. No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, vamos conhecer quais são os tipos de emoções mais comuns e como elas agem. Confira!
Estado emocional: principais tipos
Basicamente, todo homem e mulher, adultos ou crianças, convive com quatro tipos de emoções:
Alegria: é o combustível que traz o propósito para todas as coisas vida. Quando estamos alegres, tudo faz sentido e o sorriso aparece fácil. É a emoção que todos buscamos diariamente;
Medo: não é errado ter medo, sabia? Esta emoção é um mecanismo de defesa e proteção contra perigos em geral, que podem ser reais ou criados pelo cérebro;
Raiva: emoção que gera movimento, que provoca uma ação. Com raiva, ficamos mais preparados para superar dificuldades, mas somente quando esta emoção é muito bem canalizada e utilizada (importante) de forma construtiva, para sair de uma situação grave para algo melhor. Raiva por si só, sem foco, não adianta para nada;
Tristeza: é um sinal que alerta que algo não está de acordo, não está funcionando como deveria. Trata-se de um estado emocional que pode indicar novos caminhos, soluções em busca da felicidade. Desta maneira é que a tristeza deve ser encarada.
Origens das emoções
Agora que vimos quais são os tipos de estado emocional, você pode levantar uma questão: de onde vêm tais emoções? A gente explica: são respostas químicas que têm origem as memórias emocionais das pessoas. Por sua vez, podem surgir através de estímulos externos que geram rotas neurais e hormonais. Da gestação, infância, adolescência até a fase adulta, acumulamos experiências e registramos diferentes emoções que são interpretadas quando algo ocorre.
Estado emocional no ambiente de trabalho
É fundamental compreender que as emoções estão presentes no dia a dia de todas as pessoas, inclusive no ambiente de trabalho. Mesmo se tratando de um local profissional onde a razão deve prevalecer, é a emoção que guiará como as tarefas serão executadas, como será o relacionamento com os colegas, etc.
Por exemplo, ao sentirmos alegria em trabalhar em um projeto, tudo flui melhor. Isso acontece porque nos condicionamos a encarar (quando estamos felizes) com maior receptividade tudo o que é proposto. A alegria impede que enxerguemos o lado negativo do trabalho. Com isso, com o passar do tempo, a produtividade individual e coletiva aumenta e os resultados aparecem.
Já a tristeza provoca o oposto. Quando estamos tristes, desmotivados, realizamos as tarefas profissionais por pura obrigação, sem disposição e sem realmente desejar o melhor para a empresa e às pessoas envolvidas. CUIDADO! Isso é péssimo para a produtividade e pode causar desconforto na empresa, inclusive gerando demissão e/ou afastamento. Como vimos anteriormente, a tristeza pode ser positiva quando identificamos os motivos dela e buscamos caminhos para sair desta situação.
Inteligência emocional
Treinamentos de inteligência emocional são fundamentais quando pensamos em diferentes tipos de estado emocional e como é possível trabalhar para direcionar melhores comportamentos e ações a partir de cada um deles. É nisso que acredita a Arita Treinamentos, uma empresa formada por profissionais especializados em inteligência emocional e que está há anos no mercado.
São treinamentos direcionados para que você lide melhor com suas emoções no âmbito profissional e também pessoal. Com a ajuda certa, você pode mudar sua vida e colher os resultados disso gradativamente.
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