A Confraria da Dança realiza apresentações gratuitas do espetáculo “Maria Celeste” no CEU Estação Cidadania, em Campinas, nos dias 16 e 17 de outubro. O espetáculo, que tem como protagonista o boi, mistura danças, manipulação de bonecos e máscaras, e é destinado a todos os públicos. As apresentações fazem parte do projeto “Confraria da Dança – 28 anos em Trajetória”, fomentado pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023.
Inspirado na cultura popular brasileira, “Maria Celeste” celebra a força e a energia do bicho-boi. Com sessões agendadas para o dia 16 de outubro, quarta-feira, às 14h30 – com intérprete de LIBRAS – e 17 de outubro, quinta-feira, às 9h30, o espetáculo promete encantar o público da Vila Esperança.
Na última semana de outubro, o Espaço Cultural Maria Monteiro receberá “Maria Celeste” com apresentações nos dias 23 de outubro, quarta-feira, às 14h30, e 24 de outubro, quinta-feira, às 9h30, também com intérprete de LIBRAS. Escolas da Rede Pública de Ensino podem agendar visitas pelo Instagram @confraria.da.danca.
Em novembro, a Confraria da Dança realizará três apresentações em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). “Maria Celeste é uma estrela bailarina que celebra a figura simbólica e mitológica do boi, trazendo à tona lendas e histórias do nosso país e do mundo. Com essa obra, buscamos levar a cultura popular a todas as regiões de Campinas”, destaca Diane Ichimaru, bailarina e coreógrafa.
A dramaturgia e direção de “Maria Celeste” são assinadas por Diane Ichimaru, que também criou figurinos, máscaras e bonecos. Diane, que divide a cena com o bailarino e iluminador Marcelo Rodrigues, traz para esta nova criação elementos autobiográficos e lembranças da infância, reforçando as características do repertório da Confraria da Dança. “Esta obra autoral permite uma expansão da força dramatúrgica da dança, envolvendo palavras, sonoridades e a manipulação de bonecos e máscaras”, comenta.
Todos os elementos de “Maria Celeste” foram concebidos com um enfoque na simplicidade e no artesanato. Figurinos e cenografia foram desenvolvidos em conjunto com a direção e a criação coreográfica, o que permite uma maior independência durante o processo criativo.
A trilha musical original é composta pelo violeiro e multi-instrumentista João Arruda, que recria diferentes manifestações populares utilizando instrumentos de corda, incluindo rabecas e violas caipiras. A percussão, com caixas, tambores, pandeiros e pandeirões, adiciona um colorido rítmico às cenas.
As apresentações de “Maria Celeste” integram o projeto “Confraria da Dança – 28 anos em Trajetória”, que abrange 10 apresentações pela Região Metropolitana de Campinas, garantindo acessibilidade em LIBRAS em cinco delas. O projeto também possibilita a realização de oficinas de capacitação para os integrantes da Confraria da Dança, com a caixeira Cristina Bueno e a cantora Titane, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.
Sobre a Confraria da Dança:
Fundada em 1996, a Confraria da Dança acumula 27 anos de atividades dedicadas à pesquisa, criação e produção artística. A associação, que honra seu nome ao promover parcerias entre artistas de diversas áreas, atua principalmente fora da capital, levando arte e dança a cidades de pequeno e médio porte no interior de São Paulo. Com um compromisso de promover acessibilidade e formar um público variado, a Confraria da Dança conquistou diversas premiações ao longo de sua trajetória.
Temporada Campinas:
Espetáculo “Maria Celeste” – Confraria da Dança
Entrada Gratuita – respeitando a capacidade de plateia, será liberada meia hora antes das apresentações.
Datas e locais:
16 e 17 de outubro
CEU Estação Cidadania – Cultura Thaís Fernanda Ribeiro – Vila Esperança
16 de outubro – quarta-feira – 14h30 com acessibilidade em LIBRAS
17 de outubro – quinta-feira – 9h30
Endereço: R. Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperança
23 e 24 de outubro
Espaço Cultural Maria Monteiro
23 de outubro – quarta-feira – 14h30 com acessibilidade em LIBRAS
24 de outubro – quinta-feira – 9h30 com acessibilidade em LIBRAS
Endereço: R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta