quinta-feira, 12 dezembro, 2024
Formatar Data em JavaScript

Como o cidadão pode se proteger das fake news nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral. O próprio portal do TSE contém a ferramenta para consulta do cidadão. Essa ferramenta tem o objetivo de fornecer elementos ao eleitor, para o enfrentamento à desinformação durante o período eleitoral, informa o advogado Nelson Adriano de Freitas, sócio do Lemos Advocacia Para Negócios e especialista em Direito Civil.

“O Tribunal Superior Eleitoral tem tomado medidas para dar efetividade ao combate às fake news (“notícia falsa”, em português) e assegurar o debate público, sem a disseminação massiva de narrativas falsas ou descontextualizadas, em detrimento da liberdade de escolha e do direito fundamental do eleitor de ter acesso a informações adequadas”, explica Freitas.

Uma importante iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral neste sentido, acrescenta o advogado, é o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O Centro tem como objetivo a atuação coordenada da Justiça Eleitoral junto aos Poderes, órgãos da República e instituições, na promoção da educação em cidadania, dos valores democráticos e dos direitos digitais.

O site da Justiça Eleitoral que poderá ser utilizado pelo cidadão para se proteger das fake News é o Fato ou Boato: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#
Também com o objetivo de proteção do cidadão das fake news, o Governo Federal criou a ferramenta: https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake

Fonte: Roncon & Graça Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading