O Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, promove a Iniciação Científica para alunos de 6 a 11 anos, com o objetivo de estimular a formação de futuros cientistas e prepará-los para olimpíadas internacionais de ciência.
Meninos e meninas do Colégio Adventista do Taquaral se reúnem em laboratórios para aprender sobre ciência de forma prática. Sob a orientação da professora Giuliana Elias Ruggiero, os alunos realizam atividades como a montagem de uma bússola, explorando sua rica história que remonta à China antiga.
A disciplina visa o “letramento científico” dos alunos do 1º ao 5º ano, abrangendo temas como ecologia, sustentabilidade, e as aplicações tecnológicas das descobertas científicas. A diretora Roberta Guimarães, destacou que o objetivo é desenvolver projetos que possibilitem aos alunos participar de competições científicas internacionais e disseminar a cultura científica em outras escolas.

Roberta enfatizou a importância da formação crítica e inovadora, especialmente em tempos de desinformação. O curso de Iniciação Científica conta com o apoio da coordenadora pedagógica Valdirene Luciano Dias.
A Rede Educacional Adventista no Brasil, que começou em 1896, possui 520 unidades no país e mais de 9,4 mil instituições ao redor do mundo, atendendo 2,1 milhões de alunos. O Colégio Adventista do Taquaral é a quarta unidade em Campinas e atua há mais de 70 anos na cidade.