Transforme sua bebida favorita em uma alternativa nutritiva e deliciosa para os dias frios.
Com a chegada do outono, a vontade de saborear um chocolate quente cremoso aumenta. Mas como manter o sabor sem abrir mão da saúde? A nutricionista Alice Paiva apresenta uma versão saudável e funcional da receita tradicional, garantindo que você possa aquecer o corpo e o coração de forma nutritiva.
O Tradicional Tem Sabor, Mas Pouca Nutrição
A receita caseira mais comum de chocolate quente costuma incluir leite integral, achocolatado com alto teor de açúcar e baixo cacau, amido de milho e, em algumas vezes, creme de leite. Essa combinação resulta em alta carga glicêmica, pouca saciedade e muitos ingredientes que oferecem calorias vazias. Como explica a nutricionista Alice Paiva,
“é uma combinação que gera pico de açúcar no sangue e sensação de fome pouco tempo depois. Funciona como um prazer momentâneo, mas não sustenta nem nutre como poderia”.
Chocolate Quente Saudável
Porém, é possível transformar essa bebida clássica em uma opção mais nutritiva sem perder a cremosidade. A sugestão de Alice é utilizar leite vegetal ou desnatado, cacau puro, aveia, whey protein, chocolate 70% e mel como adoçante natural. Essa combinação não só proporciona fibras e proteínas, mas também antioxidantes e maior saciedade.
“É um lanche excelente para os dias frios, pois oferece energia equilibrada e ajuda no controle da fome. Além disso, o cacau é rico em compostos que melhoram o humor, como os flavonoides”, destaca a nutricionista.
Receita de Chocolate Quente Saudável
- 200 ml de leite desnatado ou de aveia;
- 1 colher de sopa de cacau 100%;
- 2 quadradinhos (20g) de chocolate 70%;
- 1 colher de sopa de aveia;
- 1 scoop de whey protein (sabor chocolate);
- 1 colher de chá de mel (opcional).
Com essas pequenas trocas, você pode desfrutar de um chocolate quente delicioso e saudável neste outono. Experimente essa receita e aproveite os benefícios que ela traz para a sua saúde e bem-estar.
Experimente essa receita e compartilhe suas experiências nos comentários!
Qual é a sua versão favorita de chocolate quente?
Fonte: Divulgação