quinta-feira, 11 dezembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Campinas registra aumento de acidentes com escorpiões em 2025

Campinas registrou um aumento nos acidentes com escorpiões em 2025, com 826 casos entre 1º de janeiro e 4 de novembro — média de 2,68 ocorrências por dia, a maior desde 2007, segundo as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

O aumento preocupa as autoridades com a chegada do verão, período de altas temperaturas e maior volume de chuvas, que tende a elevar o número de picadas. A prevenção doméstica, como higienização e organização dos ambientes, é apontada como a medida mais eficaz para o controle.

Ralos, entulhos, cantos de paredes e ambientes escuros e úmidos são os locais preferidos dos escorpiões, animais resistentes e de hábito noturno. A espécie mais comum em áreas urbanas é a Tityus stigmurus, mas a Tityus serrulatus é a de maior toxicidade no Brasil, cuja picada exige atenção imediata.

“A limpeza adequada do ambiente costuma ser suficiente para eliminar os escorpiões. Mesmo com desinsetização, se a casa não estiver higienizada, eles retornarão. É fundamental que a população mantenha seus espaços organizados”.

Prof. Francis Flosi, diretor-geral da Faculdade de Medicina Veterinária Qualittas

Em caso de picada, o atendimento deve ser rápido, principalmente em crianças e idosos, com encaminhamento imediato ao hospital mais próximo. Em alguns casos, pode ser indicado o uso do Soro Anti-Aracnídeo Polivalente.

Moradores de Campinas que avistarem escorpiões com frequência podem solicitar vistoria gratuita pelo canal 156, realizada por técnicos do Programa de Saúde Ambiental.

Recomendações

  • Não usar garrotes, torniquetes ou fazer incisões no local.
  • Não aplicar amoníaco, produtos caseiros, substâncias irritantes ou contaminadas.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas.
  • Verificar roupas, toalhas e sapatos antes de usar.
  • Vedar ralos, tanques e saídas de água.
  • Usar luvas e calçados fechados ao manusear entulhos.
  • Procurar atendimento médico imediatamente em caso de acidente.

Fonte: Daniela Nucci

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading