No primeiro semestre de 2025, Campinas foi a 13ª cidade do Brasil em volume de reservas hoteleiras, com alta de 8,5% na comparação com o mesmo período de 2024, segundo levantamento da plataforma Omnibees. O crescimento foi puxado principalmente por eventos de negócios e corporativos realizados na região.
O levantamento aponta que Campinas ficou na 9ª posição em volume de crescimento entre as cidades brasileiras e que o faturamento total gerado pelas reservas na cidade cresceu 27% no período. Em 2024, Campinas esteve entre os cinco destinos de eventos internacionais no país no ranking global da International Congress and Convention Association (ICCA).
Em números: aumento de 8,5% nas reservas, 27% de crescimento no faturamento e desempenho positivo das redes locais, que refletiram na ocupação hoteleira.
A Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades na Região Metropolitana de Campinas (RMC), superou as metas previstas para o primeiro semestre de 2025, registrando aumento de 25% nos indicadores de ocupação e Ebita. Segundo Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis, boa parte do resultado acumulado de janeiro a junho, em comparação com o segundo semestre de 2024, decorreu do desempenho de eventos corporativos realizados em Campinas, Indaiatuba e Paulínia.
A rede projeta aumento de 5% para o segundo semestre de 2025.
O desempenho do primeiro semestre, tanto da rede como pelos números apresentados pela Omnibees, é decorrência do crescimento dos eventos corporativos. Além de movimentar os espaços, os eventos também puxaram as hospedagens, a área de Alimento & Bebidas (A&B) dos hotéis e os restaurantes com operações independentes.
Setores como agronegócio, farmacêutico, tecnologia e PET tiveram destaque no crescimento dos eventos corporativos na região, contribuindo para a maior demanda por hospedagem e serviços relacionados.
Fonte: Comunicação Estratégica Campinas




