A Prefeitura de Hortolândia dá início nesta terça-feira (01/04) à campanha de vacinação contra a gripe, com horários ampliados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para melhor atender a população. A prioridade é imunizar crianças, gestantes e idosos.
A campanha de vacinação contra a gripe em Hortolândia começa nesta e será realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura de Hortolândia ampliou o horário da sala de vacinação da UBS Rosolém, que agora funciona das 7h30 às 17h30.
Além da UBS Rosolém, outras três salas de vacinação também terão horários estendidos: Dom Bruno Gamberini e Santa Clara (7h30 às 17h30) e UBS Figueiras (7h30 às 18h30). Nas demais unidades, a vacinação ocorrerá das 7h30 às 15h30.
A Secretaria de Saúde definiu o início da campanha após receber um documento técnico do governo do Estado na , que estipulava o início para o dia . A coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura, Ana Paula Fernandes, explicou que os municípios podem optar por iniciar a campanha antes da data estipulada, o que foi decidido em Hortolândia.
O município já recebeu um lote inicial de 4.900 doses da vacina trivalente, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e a linhagem Victoria.
Os públicos prioritários para a vacinação incluem crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes e idosos acima de 60 anos, com a meta de imunização de 90% desses grupos. Outros públicos que poderão receber a vacina incluem puérperas, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e educação, entre outros. A data para o “Dia D” da campanha ainda não foi definida.