sábado, 16 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais de SP será reativada em Jaguariúna

A Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo será oficialmente reativada em Jaguariúna nesta quarta-feira (25), às 15h, com posse do novo presidente e presença do secretário Guilherme Piai. O setor responde por 80% do volume nacional comercializado.

A cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais do Estado de São Paulo terá um novo impulso institucional com a reativação oficial da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Estado, marcada para o dia 25 de junho, quarta-feira, às 15h, no auditório do Ceaflor, em Jaguariúna.

O evento contará com a posse do novo presidente da Câmara, o produtor Clodoaldo Hergert, do Sítio Raio de Sol, em Limeira.

Clodoaldo Hergert, do Sítio Raio de Sol, de Limeirahz, assume a presidência da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais de São Paulo
  • Data: 25 de junho
  • Hora: 15h
  • Local: Auditório do Ceaflor, Jaguariúna

A reativação da Câmara Setorial é resultado de um trabalho articulado pelo Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), com apoio da Coordenação das Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura de São Paulo, atualmente liderada por José Carlos de Faria Cardoso Jr..

O objetivo principal é estabelecer um espaço permanente de diálogo entre o Governo do Estado e a iniciativa privada para debater demandas regionais e propor soluções estruturantes para o setor.

O setor de flores e plantas ornamentais paulista é responsável por aproximadamente 80% do volume comercializado em nível nacional, gerando cerca de 130 mil empregos diretos e contribuindo com um PIB estadual de R$ 8,4 bilhões, o que equivale a 37% do PIB nacional do segmento, conforme dados do CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo.

No total, o setor movimenta um PIB de R$ 23,2 bilhões e tem registrado crescimento anual entre 8% e 10% nos últimos anos.

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, destaca a importância estratégica do setor e seu compromisso com o diálogo constante com os diversos segmentos do agronegócio paulista.

Entre as conquistas recentes obtidas com forte atuação do Ibraflor estão a revogação do ICMS sobre flores e plantas em São Paulo, a resolução das restrições ao cultivo de oliveiras e a superação dos entraves na produção de murtas.

Essas ações reforçam a necessidade de um fórum estadual ativo e representativo, capaz de articular ações rápidas e eficazes.

“A reativação da Câmara Setorial é uma conquista estratégica para toda a cadeia de flores e plantas ornamentais. É nesse espaço que vamos construir, em conjunto com o poder público, políticas mais eficazes, sustentáveis e alinhadas com a realidade do nosso setor”. Jorge Possato Teixeira, presidente do Ibraflor

Jorge Possato Teixeia, presidente do Ibraflor
Divulgação – foto fornecida pela Cooperativa Veiling Holambra

A posse do presidente Clodoaldo Hergert será acompanhada por representantes das secretarias de Agricultura (SSA/SP) e de Desenvolvimento Econômico (SDE/SP), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Defesa Agropecuária (CDA/SAA-SP) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), entre outros órgãos ligados ao agronegócio paulista.

As Câmaras Setoriais são reconhecidas como fóruns essenciais para a formulação de políticas públicas setoriais, promovendo a interlocução direta entre produtores, governo, pesquisadores e entidades de classe.

Isso fortalece a cadeia produtiva e harmoniza interesses, beneficiando regiões como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, que integram a dinâmica agrícola e econômica do Estado de São Paulo.

Fonte: Ateliê da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading