terça-feira, 9 setembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Câmara de Monte Mor inaugura Galeria de Vereadoras Isilda Rinaldo para valorizar trajetória feminina no Legislativo

A Câmara Municipal de Monte Mor inaugurou, nesta quinta-feira (28), a Galeria de Vereadoras Isilda Maria de Sousa Rinaldo, espaço criado para valorizar a trajetória das mulheres no Legislativo local.

Isilda Maria de Sousa Rinaldo foi natural de Ribeirão Branco, vereadora entre 1997 e 2000 e presidente da Câmara no biênio 1999/2000. Professora e primeira-dama, teve atuação em projetos sociais, educacionais e culturais e liderou movimentos como a duplicação da rodovia SP-101. Ela faleceu em 2024, aos 71 anos.

Durante a cerimônia houve um minuto de silêncio conduzido pelo presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), em memória do ex-prefeito João Rinaldo, viúvo de Isilda, seguido da leitura da biografia pela cerimonialista Bruna Sayure. A filha da homenageada, Vanessa Rinaldo, fez um discurso de agradecimento, e o prefeito Murilo Rinaldo destacou o simbolismo da homenagem e a importância do protagonismo feminino.

Informações do Evento

  • Data: Quinta-feira (28)
  • Local: Câmara Municipal de Monte Mor

O reconhecimento foi formalizado pelo Decreto Legislativo 12/2025, assinado pelo presidente da Casa. Entre os participantes estavam os vereadores Alexandre Pinheiro (Republicanos), Bruno Leite (UNIÃO), Clair Gomes (PSB), Edson Silva (PL), Josuel da Conceição (PSD) e Professor Adriel (PDT), além do vice-prefeito Professor Fio, outras autoridades municipais, ex-parlamentares e familiares da homenageada.

A autora do projeto que criou a galeria, Camilla Hellen (Republicanos), afirmou que o espaço simboliza a luta das mulheres que chegaram ao Legislativo e ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas parlamentares ao longo do tempo.

“A Dona Isilda terá um momento de destaque, porque ela foi a nossa primeira presidente”

Camilla Hellen, vereadora (Republicanos)

A solenidade também contou com pronunciamentos das vereadoras Andrea Garcia (PSD) e Milziane Menezes (MDB), além da ex-presidente da Câmara Irma Ida Capraro Wellendorf e de ex-parlamentares como Bernadete Nemer, Maria Marleide e Neide Garcia Fernandes. A primeira-dama Milena Rinaldo também participou do evento.

Contexto histórico

A Câmara resgatou a trajetória das mulheres que ocuparam assentos no Legislativo desde a criação da Casa, em 1873. Ao longo da história municipal, mais de 200 parlamentares exerceram mandatos, mas apenas 11 foram mulheres.

A primeira eleição de vereadoras ocorreu na 13ª Legislatura (1997–2000), quando Bernadete Nemer e Isilda Rinaldo foram eleitas. Desde 1997, somente a 16ª Legislatura (2009–2012) não teve representantes femininas. No Brasil, o direito das mulheres de votar e ser votadas foi conquistado em 1932.

Com a inauguração, a Câmara de Monte Mor consolidou um espaço simbólico de valorização da trajetória das mulheres na política local, com a intenção de ampliar a participação feminina nos espaços de decisão e inspirar futuras gerações a ocupar cadeiras no Legislativo.

Fonte: Câmara de Monte Mor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading