Pesquisa do Sebrae-SP indica que cerca de 68 mil pequenos negócios no estado de São Paulo devem se beneficiar do aumento das vendas na Black Friday 2025, segundo levantamento realizado entre 29 de setembro e 14 de outubro de 2025 com 670 pessoas físicas.
Do total estimado, 36,7 mil são micro e pequenas empresas (54%) e 31,4 mil são Microempreendedores Individuais (46%).
Os dados mostram que 47% dos consumidores começam a pesquisar suas compras de Black Friday com um a três meses de antecedência. Entre 20% e 24% iniciam as pesquisas entre quatro e seis meses.
Principais intenções de compra
- Roupas, calçados e acessórios — 49%
- Produtos de beleza e perfumaria — 42%
- Eletrônicos (smartphones, TVs, vídeo games, notebooks) — 39%
- Eletroportáteis — 35%
Canais consultados
- Sites e aplicativos das lojas — 44%
- Redes sociais — 44%
- Marketplaces — 41%
Entre os fatores que influenciam a compra em pequenos negócios, preço, ofertas e promoções aparecem com 29% e qualidade dos produtos com 24%. Quanto ao canal de compra, 27% afirmam comprar majoritariamente presencialmente e 24% dividem igualmente entre online e presencial.
Sobre a percepção das promoções, 62% consideram que as promoções da data se destacam no ano e 74% acreditam que as promoções de Black Friday são melhores em lojas online do que nas físicas. A pesquisa também aponta que 23% dos consumidores compram com a finalidade de obter promoções exclusivas da Black Friday.
Segundo Felipe Ferreira Barros, coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, o comportamento dos consumidores tem se adaptado à sazonalidade das promoções.
“Cada vez mais consumidores brasileiros estão se acostumando a esperar pela Black Friday para realizar compras. A expectativa por descontos significativos leva muitas pessoas a adiarem as compras para novembro e algumas até antecipam as compras de Natal.”
Em intenções de gasto, 58% dos consumidores pretendem gastar mais nos pequenos negócios na Black Friday 2025 do que no ano anterior, com ticket médio de R$ 1.639,60.
Formas de financiamento e intenção de uso
- 25% pretendem usar o 13º salário
- 21% planejam dividir valores entre compras da Black Friday e de fim de ano
- 20% afirmam que pretendem comprar e ainda poupar parte do valor
Meios de pagamento citados
- 66% — PIX
- 41% — cartão de crédito à vista
- 41% — parcelamento
- 31% — débito
- 20% — dinheiro
- 4% — boleto
Informações da pesquisa
- Levantamento: “Black Friday 2025 – Quem compra do pequeno”
- Amostra: 670 pessoas físicas, ≥18 anos
- Período: 29 de setembro a 14 de outubro de 2025
- Local: Estado de São Paulo
Fonte: SEBRAE




