O Banco do Povo de Sumaré concedeu R$ 386.695,43 em empréstimos para pequenos empreendedores entre janeiro e julho de 2025, parte de mais de 12 mil atendimentos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no período.
Entre janeiro e julho de 2025, os serviços vinculados à Secretaria, como o Banco do Povo Paulista (BPP), SEBRAE Aqui e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), somaram mais de 12 mil atendimentos à população de Sumaré.
No Banco do Povo Paulista, foram realizados 1.024 atendimentos, sendo 60% por canais digitais (WhatsApp, telefone e e-mail), 23% presencialmente e 17% por meio de visitas técnicas. Ao todo, R$ 386.695,43 foram concedidos em empréstimos para pequenos empreendedores, com destaque para julho, responsável por 45,7% do valor liberado no período. Esses recursos contribuíram para a ampliação dos negócios, incentivo à formalização e geração de empregos na cidade.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) contabilizou 7.613 atendimentos no período, com 2.601 encaminhamentos para vagas de trabalho, 2.350 vagas captadas junto ao setor produtivo e 466 contratações efetivas no mercado formal. Esse desempenho representa cerca de 27% do saldo positivo de empregos formais registrados em Sumaré no semestre.
“Nosso objetivo é criar caminhos para que empreendedores e trabalhadores tenham mais oportunidades e ferramentas para crescer.”
“Investir em capacitação, crédito e intermediação de mão de obra é investir no futuro da nossa cidade. Esses 200 dias demonstram que estamos no caminho certo, fortalecendo a economia e cuidando das pessoas.”
“As parcerias com instituições como o SEBRAE e o Banco do Povo garantem que as políticas públicas cheguem na ponta e façam diferença real na vida das pessoas.”
Essas ações impactam diretamente não só Sumaré, mas também cidades vizinhas da região de Campinas, como Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, fortalecendo o empreendedorismo e o mercado de trabalho local.
Fonte: Divulgação