Prefeitura continua a fazer a parte dela no combate ao mosquito
Com a chegada do fim de ano, a população precisa redobrar a atenção no combate ao Aedes aegypti. O período de transição da primavera para o verão, que começa em 21 de dezembro, é marcado pelo aumento da temperatura e pela ocorrência de chuvas fortes, condições que favorecem a reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia orienta os moradores a reforçarem os cuidados contra o mosquito.
Ação Casa a Casa
Nesta semana, as equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realizam ações casa a casa nas regiões do Jardim Amanda, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Santa Emília. Essa ação é feita semanalmente em áreas com registros de casos positivos de Dengue.
O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, alerta que o Aedes aegypti se torna mais ativo no calor, aumentando a reprodução do mosquito. As fêmeas depositam ovos em água parada, que eclodem ao contato com a água. Os ovos podem resistir até dois anos sem água, tornando a situação ainda mais crítica.
Descarte nos PEVs
Com a previsão de chuvas, é essencial que a população pratique ações simples para evitar a reprodução do mosquito. É fundamental recolher objetos que possam acumular água da chuva, como garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos, que se tornam potenciais criadouros do Aedes aegypti.
A Prefeitura reforça a importância do descarte correto desses materiais nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no novo portal da Prefeitura. O descarte adequado evita que esses objetos sejam levados pelas águas da chuva, o que pode causar entupimento da rede subterrânea e alagamentos nas vias públicas.
Vacinação
Paralelamente ao treinamento da UVZ e à ação casa a casa, a Prefeitura de Hortolândia continua com a vacinação contra a Dengue. A imunização é realizada diariamente em algumas UBSs, das 8h às 15h30, para o público-alvo de 6 a 16 anos. A vacinação é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A Prefeitura ampliou a faixa etária para receber a vacina, visando aumentar a adesão. Mesmo que o prazo entre a primeira e a segunda dose tenha ultrapassado três meses, as crianças e adolescentes podem receber a segunda dose.
As UBSs que realizam a vacinação diariamente incluem Adelaide e Orestes Ôngaro, enquanto outras unidades têm dias específicos para a vacinação. Confira a tabela abaixo para mais detalhes.
Capacitação e Ação em Campo
As equipes da UVZ também estão participando de atividades de treinamento e capacitação para estarem preparadas no enfrentamento ao Aedes aegypti e às arboviroses. A ação casa a casa consiste em visitas às residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito, com o objetivo de combater o inseto na fase larval.
Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti e verificam se alguém na casa apresenta sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya. Se necessário, a orientação é para que a pessoa procure a UBS mais próxima.
A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes da UVZ, que estão identificados com crachá e uniforme. Para saber quais ruas e regiões estão sendo atendidas, a população pode entrar em contato pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
De acordo com os dados da UVZ, Hortolândia registrou até agora 14.892 casos notificados de Dengue, com 4.531 confirmados e sete óbitos. Em relação à Chikungunya, foram 23 casos notificados, com dois positivos e nenhum óbito. Não houve registros de Zika neste ano.
Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura Municipal de Hortolândia