quinta-feira, 28 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Associação Copaíba lança campanha “Todos Contra as Queimadas” para mobilizar comunidade na Mata Atlântica

A Associação Ambientalista Copaíba lançou a campanha “Todos Contra as Queimadas”, divulgada em suas redes sociais (@aacopaiba), para mobilizar moradores, produtores e voluntários a reduzir riscos e danos ambientais na Mata Atlântica.

Detalhes da campanha

Criada em 1999 em Socorro (SP), a Copaíba é uma organização sem fins lucrativos qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua em 19 municípios do leste do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais.

A associação desenvolve projetos de restauração ecológica, produção de mudas nativas e iniciativas de educação ambiental. Já produziu mais de 4 milhões de mudas, conta com 300 proprietários parceiros, restaurou 713 hectares e realizou vivências de educação ambiental com 40 mil participantes.

Capacitação e objetivos

A campanha nas redes sociais dá continuidade a um projeto iniciado em junho de 2025, quando a associação promoveu um curso de preparação com a brigada de incêndio para capacitar voluntários e produtores locais.

O treinamento orientou como identificar focos, agir com segurança e acionar rapidamente os órgãos competentes. A iniciativa tem como foco alertar sobre os riscos das queimadas e divulgar formas práticas de prevenção.

Como prevenir e denunciar

  • Evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos;
  • Manter áreas ao redor de construções limpas e sem vegetação seca;
  • Não queimar lixo ou restos de poda;
  • Denunciar focos de incêndio ou atividades suspeitas pelo Corpo de Bombeiros: 193;
  • Registrar ocorrências na Polícia Ambiental ou pela Linha Verde do Ibama: 0800 61 8080.

Cada árvore perdida é um pedaço da nossa história e da nossa saúde que desaparece. Não estamos falando apenas de natureza, mas de qualidade de vida, segurança e futuro.

Rafael Leopoldi, responsável pelo Marketing da Associação

Contexto e impactos

O lançamento ocorre em um cenário de incêndios extensivos no país: em 2024 mais de 30 milhões de hectares foram alvos de queimadas, segundo o MapBiomas.

Embora 2025 tenha começado com cerca de 40% menos incêndios do que no ano anterior, foram incendiados 1 milhão de hectares durante o primeiro semestre, e novos focos atingiram o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais em agosto, com impactos sobre biomas, saúde humana e a economia.

Entre junho e agosto de 2024, o agronegócio brasileiro sofreu perdas estimadas em R$ 14,7 bilhões e áreas urbanas registraram prejuízos superiores a R$ 1,3 bilhão, segundo o Development Aid. Na Mata Atlântica, as queimadas consumiram 1,2 milhão de hectares em 2024, valor 261% acima da média histórica do bioma.

Um estudo divulgado na PubMed associou ondas de queimadas a aumentos de 23% nas admissões por doenças respiratórias e de 21% por doenças circulatórias.

Saiba mais

Confira a campanha completa pelas redes: @aacopaiba.

Fonte: Associação Ambientalista Copaíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading