sexta-feira, 1 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Aluguel comercial em Campinas sobe 9,51% no 1º semestre, mais que o dobro da média nacional

O aluguel comercial em Campinas registrou alta de 9,51% no primeiro semestre de 2025, mais que o dobro da média nacional de 4,34%, segundo pesquisa mensal do Índice FipeZAP. O aumento impacta empresários da região, incluindo Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

A pesquisa mensal do Índice FipeZAP divulgada nesta semana revelou que o valor do aluguel comercial em Campinas teve alta acumulada de 9,51% no primeiro semestre de 2025, superando mais que o dobro da média nacional, que foi de 4,34% no mesmo período.

Essa disparidade se torna ainda mais evidente quando comparada ao IGP-M, índice oficial para reajuste de contratos, que registrou queda de -0,94%, e ao IPCA, que subiu 2,99% no semestre.

Em um intervalo de 12 meses, o Índice FipeZAP apontou uma variação de 10,70% em Campinas, contra 7,09% da média nacional. No mesmo período, o IGP-M acumulou alta de 4,39% e o IPCA teve variação de 5,35%.

Esses dados indicam uma pressão significativa nos custos para empresários que alugam imóveis comerciais na região.

Em maio, a alta mensal do aluguel comercial em Campinas foi de 1,45%, um pouco inferior ao crescimento de 1,81% registrado em abril.

Com isso, o preço do metro quadrado para aluguel comercial atingiu R$ 44,80, valor que influencia diretamente o custo operacional de negócios não só em Campinas, mas também nas cidades vizinhas da Região Metropolitana, como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

Além dos aluguéis, a pesquisa também analisou o comportamento dos preços de venda de imóveis comerciais na cidade.

Em junho, os preços pedidos para venda subiram 1,67%, revertendo a deflação de 0,13% observada em maio.

No acumulado do primeiro semestre, a alta foi de 0,31%, enquanto o índice acumulado em 12 meses apresentou leve queda de -0,04%.

O valor do metro quadrado para compra de imóveis residenciais em Campinas está atualmente em R$ 6.373, uma referência importante para investidores e empresários que acompanham o mercado imobiliário local.

Esses dados refletem tendências que podem impactar diretamente o planejamento financeiro e estratégico de empresas e investidores imobiliários na região de Campinas e municípios próximos, incluindo Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

Fonte: Comunicação Estratégica Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading