Alerta sobre os Perigos do PMMA em Procedimentos Estéticos Após Caso Maira Cardi
O recente caso da influenciadora Maira Cardi, que precisou se submeter a uma cirurgia de alto risco para remover PMMA (polimetilmetacrilato) de seu rosto, trouxe à tona a discussão sobre os perigos dessa substância em procedimentos estéticos. A Dra. Juliane Proni, farmacêutica especializada em estética, alerta para as complicações graves que podem surgir do uso do PMMA, comparando-o a um “lixo atômico” na área da estética.
O PMMA é um composto sintético que não é absorvido pelo organismo e é frequentemente utilizado como preenchedor permanente em procedimentos estéticos. No entanto, a permanência dessa substância no corpo pode resultar em sérios problemas de saúde. Segundo a Dra. Juliane Proni, “a substância, uma vez inserida, permanece no local e o organismo não consegue eliminá-la naturalmente”. Isso faz com que, a longo prazo, a área afetada fique suscetível a inflamações e complicações graves, como necroses.
Além disso, a Dra. Proni destaca que quem já utilizou PMMA no rosto enfrenta restrições significativas para futuros procedimentos estéticos. “Essas pessoas ficam limitadas em relação a novos tratamentos faciais. O PMMA pode inflamar, levando a riscos de necrose e perda de tecido”, alerta. O que agrava a situação é que, caso haja necessidade de remoção, o processo requer uma cirurgia de grande porte, que pode deixar cicatrizes e causar deformidades.
A complexidade e os riscos envolvidos na retirada do PMMA são alarmantes. “Essa substância só pode ser removida através de cirurgias de alto risco”, afirma Dra. Proni. “Há ainda o risco de perder parte do membro ou região onde o material foi inserido, resultando em cicatrizes e, em casos mais graves, em deformidades.”
Diante dos recentes acontecimentos envolvendo figuras públicas como Maira Cardi e dos riscos evidenciados por especialistas como a Dra. Juliane Proni, é fundamental que os profissionais da saúde e a população estejam cientes dos perigos associados ao uso de PMMA na estética. “Preenchimentos permanentes, como o PMMA, podem parecer soluções rápidas e atrativas, mas carregam perigos que podem marcar a vida de uma pessoa para sempre”, conclui a Dra. Proni.
O vídeo da Dra Juliane pode ser conferido no link: https://www.instagram.com/reel/DCHZwwxR_Gq/?igsh=NmQxa24xZ2hrcDJ1
Fonte: Luciana Yurie