sexta-feira, 15 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Adriana Chebabi lança em Campinas livro que reúne relatos sobre relacionamentos abusivos

No mês do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a escritora e comunicadora Adriana Chebabi lança o livro Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos – VERDADE em 19 de agosto (terça), das 17h30 às 21h, na Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, Campinas. A entrada é gratuita.

O lançamento ocorre em meio a estatísticas alarmantes: 1.492 feminicídios em 2024 e cerca de 87.545 estupros no mesmo ano. Segundo a autora e a edição, em 2024 cerca de quatro mulheres foram assassinadas diariamente por razão de gênero, e 80% das vítimas de feminicídio foram mortas por companheiros ou ex-companheiros.

Dos casos, 64% ocorreram dentro de casa e a maioria das vítimas eram mulheres negras entre 18 e 44 anos. Entre os estupros registrados, 76,8% envolveram vítimas com até 14 anos e cerca de 68% dos casos ocorreram no domicílio.

A pesquisa Visível e Invisível aponta que 37,5% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses — cerca de 21,4 milhões de mulheres; violência psicológica foi reportada por 31,4% e física por 16,9%.

Publicada pela Editora Belas Urbanas — que completa 10 anos em 2025 — a obra é o segundo volume sobre o tema organizado por Chebabi e integra projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo. O livro reúne relatos anônimos, alguns escritos pelas próprias mulheres e outros compilados pela autora com autorização, muitos originados em quatro oficinas realizadas no CEAMO entre novembro e dezembro de 2024.

A publicação tem também audiolivro e versão em braile disponíveis na Biblioteca Municipal de Campinas, e 80 exemplares serão doados a instituições e coletivos que atuam na rede de proteção.

Informações do Evento

  • Data: 19 de agosto de 2025
  • Horário: 17h30 às 21h
  • Local: Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, Campinas
  • Entrada: Gratuita

O lançamento incluirá roda de conversa com a autora, sessão de autógrafos e esquete teatral da CPA, dirigida por Edigar Contar.

“Sou uma artista da escuta e da palavra.”

Adriana Chebabi

Fonte: Atliê da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading