A previsão aponta que abril começará com o primeiro pico de frio no Brasil, afetando principalmente as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, devido à passagem de duas frentes frias entre o final de março e o início do mês.
A primeira frente fria se formará na sexta-feira () na altura do litoral de Santa Catarina, provocando aumento da umidade e uma ligeira mudança de vento na Região Sul. Este sistema é considerado mais fraco e se deslocará rapidamente para alto mar.
Na segunda-feira (), uma nova e forte frente fria se formará entre a Argentina e o Uruguai, intensificando a umidade e o ar frio em todo o país. A primeira semana de abril já deverá registrar um pico de frio, com quedas significativas nas temperaturas mínimas e máximas em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e áreas do sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A umidade continuará presente no Sul, com previsão de pancadas de chuva forte no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná até meados da semana. À medida que a frente fria avança, o ar polar também afetará o Sudeste, mas as temperaturas devem começar a cair na região apenas no primeiro fim de semana de abril, entre sábado () e domingo ().
Embora os modelos não indiquem um frio extremo, a situação será diferente do que foi observado no início do ano, com a primeira massa de ar frio trazendo temperaturas abaixo da média e caracterizando os dias mais com cara de outono do que de verão.