Perder peso pode ser um tanto complicado para a maioria das pessoas, mas essa tarefa pode se tornar mais simples quando acrescentamos um chá para emagrecer à dieta. Além dessa ótima vantagem que algumas bebidas proporcionam, elas também oferecem outros benefícios à saúde. Porém, lembre-se de que é preciso ter atenção ao consumo exagerado de chás.
1. Chá de Limão
O limão auxilia na eliminação de substâncias tóxicas do organismo, facilitando o emagrecimento. Além disso, ele é rico em vitamina C, podendo ser aliado contra gripes e resfriados.
Contraindicações
Caso sofra com gastrite, úlcera, refluxo ou seja portador de doenças renais, é importante falar com seu médico ou nutricionista antes de fazer uso dessa bebida.
2. Chá de Gengibre
O gengibre é o queridinho de homens e mulheres que buscam a perda de peso. Isso porque, o alimento estimula as enzimas do fígado, que eliminam as toxinas do corpo. Uma vez “limpo”, o organismo se sente saciado por mais tempo.
Contraindicações
Crianças, pessoas com pedra na vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo de gengibre.
3. Chá-Mate
Conhecido pelo sabor e efeito energizante, o chá-mate é rico em nutrientes antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Para além destes benefícios, o chá-mate também ajuda a emagrecer.
Contraindicações
Contudo, gestantes e crianças não devem consumir a bebida. Isso porque a cafeína pode aumentar a frequência cardíaca dos fetos e provocar distúrbios ao sono.
4. Chá de Oolong
O oolong é um chá chinês tradicional que possui propriedades termogênicas, melhorando o metabolismo de gorduras e ajudando no emagrecimento.
Contraindicações
Por outro lado, o consumo do chá oolong é contraindicado para pessoas com hipertensão, problemas renais e pessoas em estágio grave de depressão.
5. Chá Vermelho
Por conter cafeína e catequinas, o chá vermelho ajuda a acelerar o metabolismo devido ao seu efeito termogênico.
Contraindicações
O chá vermelho é contraindicado para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, vasoconstritores, hipertensos, gestantes e lactantes.
Cuidados ao Consumir Chás para Emagrecer
- Certifique-se de que os chás sejam de boa qualidade e provenientes de fontes confiáveis;
- Respeite a dosagem indicada para evitar efeitos adversos;
- Consulte um médico antes de iniciar o consumo da bebida, principalmente se você tiver condições de saúde preexistentes;
- Lembre-se de manter uma alimentação balanceada! Os chás não devem substituir a dieta e a atividade física regular.
Fonte: Divulgação