A faxina de fim de ano é uma tradição em muitos lares, o momento é usado para tirar o atraso e colocar em dia todas as pendências que foram adiadas ao longo dos 12 meses anteriores. E para te ajudar nessa missão, selecionamos 11 dicas para ter um norte no momento de limpeza e organização. A seguir, veja como começar o ano com a casa organizada!
- Limpeza geral: Uma boa organização é aliada da limpeza. Então, programe a limpeza de vidros, janelas, forros e paredes — pode ser necessário contar com profissionais em algumas destas etapas.
- Limpe e organize a geladeira: Adicione ao cronograma a limpeza da geladeira. Retire os produtos vencidos, lave as prateleiras e limpe a estrutura interna conforme a orientação do fabricante. Setorize cada andar com ingredientes semelhantes e não esqueça de reservar espaço para os preparos que precisarão ser armazenados, por exemplo.
- Dê uma atenção especial aos mantimentos: Repita o processo da geladeira nos armários que você armazena os alimentos, avaliando datas de validade e transferindo os ingredientes para potes, se for necessário. Prefira versões transparentes e quadradas ou retangulares, que facilitam a visualização e o armazenamento.
- Tchau, potes órfãos: Nada de guardar potes que não tenham tampas! Revise os utensílios que estão abandonados no armário e retire-os. Dica: na minha cidade, ONGs recebem doações de potes e utilizam para fornecer água e ração para os pets. Esta é uma maneira mais sustentável de descartar esses itens!
- No banheiro, comece pelo armário: Se você guarda itens de higiene pessoal no banheiro, analise datas de validade e a umidade do armário. Alguns produtos, como maquiagens, não devem ser armazenados no cômodo. Separe os objetos que permanecerão no ambiente com o auxílio de cestos organizadores.
- Somente o necessário: Comprar produtos de limpeza é empolgante, eu entendo. Mas dificilmente seu lar precisará de tantas versões de desinfetantes, lava-roupas e afins. Então, aproveite a faxina completa para usar os rótulos que estão perto do fim e retire produtos vencidos. Assim, é mais fácil organizar o armário e mantê-lo em ordem.
- Cabos em excesso: Sabe aquele fio com um conector específico da TV que foi doada há três anos? O mais provável é que ele nunca mais será necessário. Então, analise carregadores, fones de ouvido e cabos que não foram utilizados no último ano. Doe ou venda os itens que estão em funcionamento e descarte o restante no lixo eletrônico.
- Álbuns no lugar: Se você tem fotos reveladas que estão soltas, aproveite o momento para organizá-las. Compre álbuns e setorize os registros. A organização é pessoal: vale separar por ano, filho ou viagem, por exemplo. Aliás, limpar a galeria do celular é uma dica extra que te ajudará a começar 2025 com a mente mais organizada.
- Chegamos no quarto: As primeiras sete dicas passam por cômodos como cozinha, sala de estar, banheiro e lavanderia. Agora chegamos, enfim, no quarto. E, neste ambiente, vamos começar pelo principal: o guarda-roupa. Disponha os itens na cama e analise as peças. Separe o que precisa ser descartado, consertado, lavado ou doado. Limpe o armário antes de retornar com as peças para o móvel.
- Penteadeira, aqui vamos nós: Acessórios, maquiagens e produtos de beleza também passarão por um momento de organização antes de iniciar de vez o ano de 2025. Então, siga com a separação: conserto, doação, descarte ou retorno para o armário. Eu gosto de aproveitar esse momento para anotar produtos que preciso repor e itens que desejo comprar.
- Documentos em ordem: Organizar papéis é o temor de muitas pessoas, mas a tarefa é fundamental para um ano organizado — ninguém merece precisar de um documento importante e não encontrar. Pastas com separação interna e etiquetas facilitam o processo.
Fonte: Like Magazine