O clássico de Natal O Quebra-Nozes, um dos balés mais populares e amados do mundo, será apresentado pela Cia. de Dança de Campinas nos dias 2 e 3 de dezembro, às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. As apresentações contarão com a participação dos bailarinos do Projeto Dança e Cidadania e terão intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para o público.
Curiosamente, pela 65ª vez, O Quebra-Nozes será encenado pelos grupos dirigidos por Lucia Helena Negri Teixeira. “O balé foi montado por nós pela primeira vez em 2003, junto à Orquestra Sinfônica de Campinas. Já foram 64 apresentações, somando as realizadas em Campinas, Mogi Guaçu, Itajubá e Paulínia”, pontua a diretora.
Motivos para levar a obra aos palcos, Lucia tem de sobra: “O mundo todo apresenta esse balé, reconhecido pela música de Tchaikovsky (1840-1893), no período do Natal, por remeter crianças e adultos ao sonho, com uma história fácil de entender e muito rica em personagens e coreografias”, destaca. “Além do mais, estamos precisando sonhar mais, emocionar mais e humanizar mais”, diz, com doçura e convicção.
Originado no Teatro Mariinsky de São Petersburgo, na Rússia, em 1892, o enredo de O Quebra-Nozes se baseia em uma adaptação do conto infantil O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, de E.T.A. Hoffmann, realizada por Alexandre Dumas. A coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov remete o público a um mundo de sonhos e sentimentos.
A história se passa durante uma festa de Natal na casa da família Stahlbaum, onde a jovem Clara recebe um quebra-nozes em forma de soldado de presente de seu padrinho Drosselmeyer. Após a festa, Clara testemunha uma mágica transformação: a árvore de Natal cresce, e os brinquedos ganham vida, incluindo o Quebra-Nozes, que se torna um príncipe.
Acompanhada pelo príncipe, Clara embarca em uma jornada mágica pelo País das Neves e pela Terra dos Doces, onde são recebidos pela Fada Açucarada e outros personagens encantados. A mistura de fantasia, música encantadora e dança virtuosística torna O Quebra-Nozes uma experiência imperdível para todas as idades.
A Cia. de Dança é constituída por alunos do projeto Dança e Cidadania e tem recebido o apoio de empresas, por meio das leis de incentivo cultural: Lei Rouanet (Federal) e Programa de Ação Cultural (Estadual). Seu objetivo principal é o de preparar potenciais talentos para uma carreira profissional. O seu nome se deve ao acolhimento da cidade ao projeto Dança e Cidadania.
A sua criação em 2004 tem influenciado positivamente os alunos do Dança e Cidadania que começam, desde muito cedo, a sonhar em um dia pertencer ao grupo. Os alunos são selecionados e ingressam na Cia. com idade entre 11 e 13 anos. Já são 20 anos de trabalho árduo e muito progresso, graças à vontade dos alunos em crescer, ao ritmo intenso das aulas e apresentações.
O resultado de todo esse trabalho abriu oportunidades em universidades alemãs a alunos talentosos do projeto, com a concessão de bolsas de estudos. Atualmente, quatro são professores, coreógrafos e bailarinos do projeto Dança e Cidadania e sete são contratados e atuam em Cias do Brasil e exterior, como: Beto Carreiro, Cia Jovem do Ballet Cisne Negro, Teatrul de Balet Sibiu na Romênia, Mersin State Opera Ballet na Turquia, navio de Cruzeiros com sede em Berlim, o representante do Livorno em Dança no Brasil e Jonathan Rodrigues (1º bailarino do Finnish National Ballet na Finlândia). Outros atuam como professores e coreógrafos em academias da região.
A dedicação dos alunos, a orientação técnica e artística de qualidade e a preocupação em propiciar oportunidades desafiadoras aos integrantes da Cia. têm permitido a produção de espetáculos como este.
Serviço
Balé: O Quebra-Nozes
Quando: 2 e 3 de dezembro, segunda e terça, às 20h.
Onde: Teatro Municipal José de Castro (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Podem ser adquiridos pelo site: teatrocastromendes.com.br
Classificação: Livre.
Fonte: Boas Histórias Comunicação