Perseguição
Confira o Vídeo completo:
Em uma ação completamente arbitrária, contrariando o direito de livre imprensa, da liberdade de expressão e dos princípios democráticos, o coordenador de campanha do candidato Willian Souza do PT e esposo da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Rural, Roberto Batista Vensel, o Vensel do PT, ordenou o recolhimento dos impressos da última edição do Jornal Spasso Cidades em Sumaré.
Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, a equipe de distribuição do Jornal Spasso Cidades estava realizando seu trabalho na região do Matão por volta das 11:00 quando foi abordada.
Segundo o Boletim de Ocorrência registrado, quatro veículos com membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sumaré abordaram a equipe que estava realizando a distribuição. Logo quando chegaram, afirmaram que estavam ali por ordem de Roberto Batista Vensel e que uma promotora de nome Patrícia (sobrenome não foi informado) havia ordenado o recolhimento das edições.
A Guarda Municipal de Sumaré foi acionada e recolheu o material impresso e encaminhou os envolvidos à delegacia de polícia civil do Matão. No local, os membros da equipe levaram mais de 6 horas para serem liberados.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma das vítimas relatou que foi agredida fisicamente, mostrando aos policiais civis as marcas da agressão, que incluíam chutes.
Mesmo após os esclarecimentos, 4200 edições do jornal ficaram retidas na delegacia, impedindo que a distribuição ocorresse.
No último domingo, dia 20 de outubro, a Justiça Eleitoral ordenou que as edições fossem devolvidas e garantiu que o Jornal Spasso Cidades pudesse exercer seu direito de livre imprensa, respeitando os parâmetros da lei, como sempre o fez.
Desde o início das eleições, a equipe do Jornal Spasso Cidades vem sofrendo repetidas ameaças por expor a verdade e a real situação de Sumaré. Na semana que antecedeu as eleições, indivíduos que se identificaram como Guardas Municipais abordaram a equipe de distribuição, tentando confiscar o material, mas sem sucesso.
Um boletim de ocorrência foi aberto na ocasião e o caso segue na justiça. Fotos das placas e dos indivíduos foram registradas e as identidades dos presentes e dos proprietários dos veículos são conhecidas, mas não serão divulgadas para proteger o trabalho da polícia.
O prefeito Luiz Dalben também fez vídeo nas redes sociais, acusando o jornal Spasso Cidades de publicar Fake News. A mentira foi revelada, e através das provas apresentadas pelo jornal, a verdade foi comprovada, conforme pode ser visto na matéria e no vídeo publicado nas redes sociais e portal do jornal.
Apesar das inúmeras ameaças, das tentativas de intimidação e até mesmo da violência sofrida, o Jornal Spasso Cidades reitera o seu compromisso com a verdade, com a democracia e com a liberdade de expressão. O Spasso Cidades está ciente dos riscos envolvidos na profissão do jornalismo, mas a coragem e a ética profissional sobressaem ao medo e à angústia. Que a justiça seja feita e que a verdade prevaleça.