Nestas eleições, o Jornal Spasso Cidades foi alvo de uma série de ataques e ameaças devido às denúncias publicadas no periódico. Desde vídeos de políticos atacando o veículo até fake news elaboradas por contas falsas e ameaças – tanto veladas quanto escancaradas – diversas ações foram tomadas para intimidar a redação, mas sem efeito.
Com 18 anos de atuação na cidade de Sumaré e em toda a região, o jornal traz notícias fresquinhas e o melhor dos bastidores da política local, frequentemente ignorados pelos grandes veículos de imprensa nacionais e regionais. Apesar dos riscos envolvidos, o Spasso Cidades mantém seu compromisso com a verdade.
A primeira eleição coberta pelo jornal foi a de 2012, e desde então está presente em todas, sejam elas municipais ou nacionais. Durante as coberturas, candidatos tiveram a oportunidade de conceder entrevistas e se comunicar com seus eleitores, sempre recebendo o mesmo espaço e alcance.
Independente de quem ocupa a cadeira de prefeito ou a câmara municipal, o Spasso Cidades sempre executou a sua função de investigar e denunciar o que há de errado, sem deixar de noticiar as conquistas de cada gestão. Apesar de sua idoneidade, o jornal foi vítima de ataques.
Embora não seja uma novidade, nesta eleição os ataques foram ainda maiores, culminando em diversas tentativas de intimidação. Na semana que antecedeu as eleições, a equipe responsável pela distribuição do jornal foi abordada por indivíduos ligados a um dos candidatos, que tentaram coagir os trabalhadores a entregarem as edições a eles. Os indivíduos se apresentaram como guardas-municipais, mas estavam sem uniformes e dirigiam carros comuns, não viaturas. A equipe abordada conseguiu registrar imagens dos supostos guardas municipais, bem como as placas dos veículos usados. O ocorrido foi documentado em um Boletim de Ocorrência na delegacia, e as devidas providências legais estão sendo tomadas.
No mesmo dia, uma outra equipe que aparentemente estava ligada a outro candidato foi flagrada recolhendo os jornais já distribuídos. Um vídeo foi registrado, mostrando pessoas recolhendo os jornais que estavam nos portões das residências. Este fato também foi registrado em Boletim de Ocorrência e segue para a Justiça.
Ainda que as tentativas de intimidação continuem, o Jornal Spasso Cidades reafirma seu compromisso com a verdade, garantindo a seus leitores que as informações são sempre verídicas e não deixarão de ser veiculadas, mesmo que isso represente um risco real. Toda semana, notícias exclusivas poderão ser lidas em sua edição impressa – com distribuição gratuita – nas redes sociais e também na versão digital em nosso portal.
Fonte: Da redação