O professor de Enfermagem Thalles Miriel Queiroz Leone, responsável pelo desenvolvimento das ações, explicou que ao longo do mês foram abordados temas cruciais, como suicídio, fatores de risco, prevenção, tratamento e a importância da escuta ativa. “Prevenir é muito importante. Quanto mais o assunto é discutido, mais preparados os alunos ficam para perceber quando um paciente, um colega de trabalho ou até mesmo um parente está precisando de ajuda”, comentou Thalles, que é formado em Enfermagem e pós-graduado em Estratégia da Família.
As atividades envolveram estudantes de todos os cursos, mas Thalles destaca que no curso Técnico em Enfermagem o tema saúde mental é ainda mais significativo, pois esses futuros profissionais serão responsáveis pelo bem-estar de outras pessoas. “Quem cuida de gente precisa estar ainda mais fortalecido mentalmente para saber ouvir e detectar situações de risco. Além disso, sabemos que entre os profissionais da área são muito comuns casos de depressão e até suicídio devido à rotina exaustiva e à facilidade de acesso a medicamentos”, comentou.
Nas dinâmicas, Thalles compartilhou sua própria história de luta contra a depressão e a ansiedade. Homens trans, Thalles enfrentou diversas dificuldades e, hoje, utiliza sua trajetória como um exemplo para inspirar outros a lidarem com seus problemas psicológicos. “A depressão e a ansiedade são problemas que não têm cara. Muitas pessoas não imaginam o que eu já enfrentei, mas quando conto minha história, elas se sentem mais à vontade para se abrir”, afirmou.
Todo o prédio do Grau Técnico está decorado com a temática do Setembro Amarelo, reforçando a ideia de que a saúde mental deve ser um tema constante ao longo de todo o ano. Adriana Cristina Guerra, gestora da unidade, destaca que, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho, o Grau Técnico se preocupa com a formação do estudante como cidadão. “Temos uma agenda diversificada de atividades que são aplicadas paralelamente ao conteúdo curricular com o intuito de fortalecer nossos alunos não só como profissionais, mas como pessoas”, comentou.
A unidade do Grau Técnico Sumaré está localizada na Rua José Maria Miranda, 480, Centro – Sumaré.
Sobre o Grau Técnico:
Maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes na semana. Atualmente, o grupo conta com mais de 200 mil alunos em 130 unidades presentes em todo o país. Em Sumaré, a unidade oferece os cursos de Enfermagem, Radiologia, Farmácia, Administração e Eletrotécnica.
Fonte: ImPauta Comunicação