Na tarde desta segunda-feira (16), a Escola do Legislativo Ceilita Miranda de Nadai, da Câmara Municipal de Sumaré, concluiu a apuração dos votos para o Parlamento Jovem 2025, um projeto que visa a formação cidadã de estudantes do ensino médio. Mais de 5 mil estudantes participaram do evento, onde 21 representantes foram eleitos para vivenciar a experiência de serem vereadores jovens. A posse dos novos parlamentares ocorrerá em novembro, e as atividades do projeto terão início em janeiro do próximo ano.
Dentre os eleitos, os 13 meninos e 8 meninas são de 16 escolas distintas. Rick Iromura Nascimento, da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini, destacou-se como o mais votado, recebendo 180 votos. As campanhas eleitorais aconteceram nas próprias escolas, e os estudantes da rede pública foram responsáveis pela escolha dos parlamentares que ocuparão os assentos no Parlamento Jovem.
Neste ano, foram registrados 5.098 votos, com 4.950 válidos, 122 nulos e 26 em branco. No total, 167 estudantes de 22 escolas estaduais e uma municipal se inscreveram para as vagas.
Importância do Projeto: O Parlamento Jovem tem como principal objetivo proporcionar uma formação que contribua para a compreensão da democracia e do papel do Poder Legislativo. Os participantes têm a oportunidade de entender o cotidiano dos vereadores através de sessões mensais e cursos de formação que explicam o processo legislativo.
Entrevistas: Conversamos com alguns dos parlamentares jovens eleitos. Rick Iromura expressou entusiasmo ao ser eleito: “É uma grande responsabilidade, e espero poder representar bem os meus colegas e trazer suas vozes para o Parlamento.”
Luana Machado, outra eleita, afirmou: “Este projeto é uma oportunidade incrível de aprendizado e de influência para o futuro da nossa cidade. Quero fazer a diferença!”
Os organizadores também se mostraram satisfeitos com a participação e o engajamento dos jovens. “O Parlamento Jovem é fundamental para formar futuros cidadãos conscientes e participativos. Ver tantos estudantes envolvidos é gratificante”, disse um dos coordenadores do projeto.
Confira abaixo a lista dos alunos eleitos para o mandato de 2025:
– Rick Iromura Nascimento – E.M. Leandro Franceschini – 180 votos
– Abner Samuel Lopes – E.E. Profa. Elysabeth M. Rodrigues – 177 votos
– Jamylly M. Martins – E.E. Maria de Lourdes – 162 votos
– Luana Machado – E.M. Leandro Franceschini – 146 votos
– Matheus Daniel Barbosa Lira – E.E. Ângelo C. Dall’Orto – 123 votos
– Lucas Grechi Moura – E.E. Marianina – 117 votos
– Murilo Viana Ferreira – E.E. Wadih Jorge Maluf – 117 votos
– Matheus Amaral Silvino – E. E. Residencial Bordon – 113 votos
– Julia Vieira dos Reis – E.M. Leandro Franceschini – 106 votos
– Melissa Acosta Nascimento – E.E. João Franceschini – 106 votos
– Rodrigo Rodrigues Dalmédico Vollet – E.E. Marianina – 85 votos
– Fabrício Eduardo dos Santos – E.E. Jeny Bonadia – 83 votos
– Gabriel Alves Brandão – E.E. Luis C. Dall’Orto – 83 votos
– Gustavo Silva Santos – E. E. Alice A. de Souza – 82 votos
– Breno Henrique de Albuquerque Ferreira – E.E. Jeny Bonadia – 80 votos
– Reltiman Akilly Silva do Santos – E.E. Marianina – 72 votos
– Ana Elisa Hebermann da Silva – E.E. Antonio do V. Sobrinho – 71 votos
– Lucas Azevedo Scarpelli F. – E. E. Ver. Euclides Miranda – 69 votos
– Larissa Nascimento da Silva – E.E. Marinalva Colossal – 67 votos
– Emanuelle dos Reis Zambeli – E.E. Prof. Vito C. Cerbasi – 65 votos
– Maria Eduarda Pádua da Silva – E. E. Manuel Albaladejo – 65 votos
O Parlamento Jovem é uma experiência enriquecedora que certamente impactará positivamente a formação desses jovens e a comunidade de Sumaré no futuro.