Dificilmente um cabelo está sem brilho por apenas um motivo. O problema é fruto, em geral, de uma série de pequenos erros que prejudicam a estrutura capilar, removem as propriedades do fio e causam opacidade.
De nada adianta, no entanto, entender isso se você não souber em qual momento está errando e, mais ainda, como corrigir. Por isso, selecionamos três erros comuns e um passo a passo que ensina a resolver cada um dos casos.
Fritar o cabelo
Pois é, o termo é forte, mas é isso que acontece quando você aplica chapinha ou secador sem proteger os fios. O calor em excesso danifica a estrutura capilar e causa opacidade.
Como resolver? O primeiro passo é adicionar um protetor térmico à rotina! Vale também tomar cuidado com a temperatura desses acessórios e a proximidade dele com os fios.
Não hidratar e umectar
Ignorar as etapas de hidratação e nutrição é um erro que danifica os fios. Isso porque elas são responsáveis por devolver ativos à estrutura capilar, como óleos e extratos.
Como resolver? Nesse caso, é interessante dar um boom nessas etapas. Então, vale reforçar esses processos no salão ou adotar uma rotina de cuidado em casa.
Apostar em uma dupla de shampoo e condicionador com ação hidratante pode ser o primeiro passo. A máscara de nutrição — a depender, vale considerar uma versão de hidratação — e o óleo finalizador completam o kit de primeiros socorros. Essa é apenas uma das possibilidades, que varia conforme a necessidade dos seus fios.
Outra alternativa para adicionar a essa primeira leva de cuidados é a umectação. O processo consiste em aplicar um óleo no cabelo e aguardar por um determinado tempo — a versão noturna, em que você dorme após a aplicação e retira no dia seguinte, é a mais comum. Depois, é preciso lavar e enxaguar bem — algumas vezes, para que todo produto seja retirado.
Banho muito quente
Sempre falamos, sempre fazemos. No inverno, a temperatura do chuveiro aumenta e não precisamos de mais do que algumas semanas para sentir os efeitos. Resolver, nesse caso, é muito simples: basta regular o aparelho.
Fonte: Like Magazine