O vereador de Hortolândia, Nei Prazeres (PP), aderiu à Bancada do Clima, tornando-se o único parlamentar da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a integrar o grupo suprapartidário dedicado ao enfrentamento das mudanças climáticas.
A Bancada do Clima reúne vereadores, deputados estaduais e federais de todas as regiões do Brasil para discutir e propor soluções que ajudem os municípios a enfrentar ondas de calor, secas prolongadas e chuvas extremas.
Por meio da bancada, Nei Prazeres pretende trazer para Hortolândia experiências bem-sucedidas de outros municípios para fortalecer políticas públicas ambientais já existentes na cidade, referência em arborização urbana, implantação de parques socioambientais, produção de energia solar e coleta seletiva de resíduos.
O prefeito Zezé Gomes já deu passos importantes na área ambiental, com ações reconhecidas, inclusive, internacionalmente. Então, vamos compartilhar as experiências bem-sucedidas de Hortolândia e propor ao município ações que estão dando certo em outras cidades do Brasil. Nós, vereadores, podemos contribuir com a construção de um futuro mais sustentável
Nessa frente de trabalho, Nei Prazeres atuará principalmente na defesa de escolas municipais mais arborizadas e ventiladas, na ampliação de espaços verdes e na intensificação das ações de educação ambiental com participação da comunidade.
Com o apoio da Bancada do Clima já estamos preparando o Projeto de Lei ECOA (Escola com Adaptação Climática) focado em arborização, ventilação e infraestrutura para ondas de calor em todas as unidades de ensino da rede municipal de Educação, com o objetivo de garantir o bem-estar dos 25 mil alunos e dos profissionais da educação
O trabalho do parlamentar está alinhado ao Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática, publicado em agosto do ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos. O documento traz diretrizes para preparar a cidade diante dos impactos das mudanças climáticas, com atenção especial a eventos extremos como enchentes, ondas de calor e estiagens prolongadas.
Entre as metas do Plano, com horizonte até o ano de 2040, estão:
- ampliação de áreas de permeabilidade do solo urbano;
- criação de corredores ecológicos;
- incentivo à arborização urbana;
- requalificação de áreas de risco de alagamento.
Nossa mandato quer colaborar com a implantação desse plano tão importante para a saúde, a segurança e o conforto da população de Hortolândia diante das mudanças climáticas
Fonte: Gabinete do Vereador Nei Prazeres.




