O Santander listou cinco medidas simples e eficazes para foliões evitarem transtornos financeiros e protegerem dispositivos durante o Carnaval.
Com o aumento do fluxo nas ruas e nos pontos de festa, o banco recomenda atenção redobrada ao pagar e ao usar cartões e celulares.
Confira o valor na maquininha antes de pagar
Sempre confirme que o valor exibido na tela da maquininha é o correto antes de inserir ou aproximar o cartão. Não efetue o pagamento se o valor não estiver visível.
Use a carteira digital e deixe o cartão físico em casa
Cadastre seu cartão na carteira digital do celular para pagar por aproximação; é uma forma prática e reduz o risco de perder o cartão.
Se levar o cartão físico, não entregue a terceiros
Não entregue o cartão a quem estiver operando a maquininha. Ao receber o cartão de volta, confira que é realmente o seu; uma opção simples é colar um adesivo discreto para facilitar a identificação.
Bloqueio Imediato: como agir em perda, roubo ou furto do celular
Se perder o celular ou for vítima de roubo/furto, acesse rapidamente o recurso de bloqueio. Busque por “Bloqueio Imediato Santander” no navegador de outro dispositivo ou acesse https://www.santander.com.br/bloqueioimediato. O recurso permite bloquear o cartão e o acesso ao app do banco e evita acessos não autorizados — o bloqueio pode ser feito em até um minuto. É possível usar o celular de um amigo para esse procedimento.
Diminua o limite do Pix antes de sair
No app Santander, reduza temporariamente o limite total de valor do Pix para se proteger em caso de perda ou roubo do celular. Caminho no app: Menu > Segurança > Gestão de limites. Depois do feriado, ajuste novamente os limites conforme sua necessidade.
“Ao redobrar os cuidados e adotar o uso correto das ferramentas de segurança digital é possível aproveitar o Carnaval sem imprevistos e prejuízos.”
O banco ressalta que adota padrões rigorosos de segurança da informação e práticas do setor para proteção dos dados dos clientes.
Fonte: Carol Silveira, Assessoria de Comunicação




