O Carnaval de 2026, que começa na próxima sexta-feira (13), deve injetar R$ 7,3 bilhões na economia paulista e atrair 4,7 milhões de turistas ao Estado.
Levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, projeta o impacto econômico das festas mais tradicionais do país em diversos setores.
O setor de hotelaria regional, que costuma ter queda na demanda neste período por ser forte em eventos corporativos, mostra otimismo para o feriado prolongado de 2026. A uma semana do início das festas, a Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades na região, já registra sua melhor taxa de ocupação para o Carnaval nos últimos anos nas cidades de Indaiatuba e Paulínia.
No Vitória Hotel Convention de Indaiatuba, a rede informa ocupação de 100% dos 1.112 apartamentos para os cinco dias de folia.
“No ano passado, a ocupação do hotel de Indaiatuba ficou em 80% de sua capacidade.”
No Vitória Hotel Convention de Paulínia, as reservas antecipadas também superaram as expectativas para 2026.
“Dos 160 apartamentos do hotel, estamos com uma taxa de ocupação muito alta, e acreditamos que também poderá chegar a 100% até o final desta semana.”
Para o diretor, os resultados são animadores porque o forte da hotelaria regional está nos eventos corporativos e de negócios, que representam cerca de 80% do faturamento da Rede. Neste ano, a rede direcionou esforços comerciais e programação diária das festas a um público mais velho, residente próximo à região, especialmente da Capital, que deseja fugir das grandes agitações ou das aglomerações do litoral sem longas viagens.
Fonte: Comunicação Estratégica Campinas.




