A Prefeitura de Hortolândia prepara as obras das novas sedes dos três CAPS — AD, IJ e Vida — previstas para começar este ano com recursos do governo federal.
Durante a execução das obras, os três CAPS continuarão a atender em seus endereços atuais.
CAPS AD
A obra em fase mais avançada é a do CAPS AD: a Prefeitura aguarda a assinatura do contrato pela empresa vencedora da licitação.
O novo prédio será na rua Benedito Tasseli, 420, na região do Parque Terras de Santa Maria, ao lado da nova UBS que também será construída pela Prefeitura. Quando a nova sede estiver pronta, o CAPS AD passará a funcionar 24 horas.
O CAPS-AD atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, estimulando a integração social e familiar e apoiando iniciativas de busca de autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem necessidade de agendamento.
Atualmente, o CAPS AD está localizado na rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia.
CAPS Vida
A obra do CAPS Vida está em fase de análise da documentação das empresas concorrentes na licitação.
O novo prédio será construído na rua Maria Rita Braga, 368, Vila América, próximo à UBS Novo Ângulo.
O CAPS-Vida atende pacientes maiores de idade com grave sofrimento psíquico. A unidade funciona ininterruptamente, oferecendo hospitalidade integral 24h para pessoas em situação de crise já acompanhadas pelos serviços de saúde, mediante avaliação da equipe multiprofissional.
Atualmente, o CAPS-Vida está localizado na rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia.
CAPS IJ
A obra do CAPS IJ ainda terá seu edital de licitação publicado.
O serviço funciona atualmente na rua José Aparecido Marçal, 103, Parque Residencial Maria de Lourdes.
O CAPS IJ atende crianças e adolescentes de até 18 anos com transtornos mentais.
“Cuidar da saúde mental da nossa população é uma prioridade do nosso governo. A construção de três novos CAPS em Hortolândia representa um avanço enorme na forma como acolhemos, tratamos e respeitamos as pessoas que precisam desse atendimento tão sensível e essencial. Esses investimentos significam mais dignidade, mais acolhimento e mais estrutura para atender quem enfrenta transtornos mentais ou problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. É um compromisso com as famílias, com os profissionais da saúde e, principalmente, com cada cidadão e cidadã de Hortolândia. Seguimos trabalhando para construir uma cidade que cuida das pessoas.”
Fonte: Prefeitura de Hortolândia.




